Pesquisa revela que venda de vinil é maior que a de serviços digitais nos EUA
A estatística foi feita pela associação norte-americana das indústrias de gravação e levou em conta os números da metade do primeiro semestre de 2015
Redação
30/09/2015
Uma pesquisa feita pela Recording Industry Association of America (Associação das Indústrias de Gravação dos Estados Unidos) levantou uma curiosidade. Eles reuniram dados sobre o consumo de música no país e chegaram à conclusão de que a venda dos discos de vinil aumentaram na metade do primeiro semestre de 2015 – superando as dos serviços digitais.
É isso mesmo. Os vinis têm obtido mais lucro que o Spotify, o Youtube e a VEVO juntos. Segundo a pesquisa, os números entre janeiro e março deste ano foram 53% maiores do que os da mesma época do ano passado. Enquanto isso, os serviços de streaming cresceram apenas 27%. Os valores arrecadados pela venda de LPs foram cerca de US$ 222 milhões – quase 900 milhões de reais – e os outros meios US$ 163 milhões.
Entretanto, os números do relatório divulgado pela RIAA não incluem a Apple Music – novo serviço de streaming da marca homônima, lançado em junho deste ano.
A pesquisa ainda acrescentou que há muitas fábricas de vinil abrindo mensalmente nos Estados Unidos. Portanto, parece que o uso do formato realmente está na moda – mesmo considerado antiquado por muitos.
Redação