Pesquisa vai mapear deslocamentos no interior de SP para planejar transporte
Coleta de dados deve ser realizada entre 2026 e 2028
Redação, com informações da Agência SP
22/10/2025
O Governo de São Paulo, por meio da Secretaria dos Transportes Metropolitanos (STM), anunciou uma pesquisa para mapear os deslocamentos nas regiões metropolitanas do estado. O objetivo é levantar informações detalhadas, incluindo os motivos das viagens, os horários e os meios de transporte utilizados.
A coleta de dados está prevista para começar no primeiro semestre de 2026 na Região Metropolitana de Jundiaí, composta por sete municípios: Jundiaí, Louveira, Cabreúva, Itupeva, Várzea Paulista, Campo Limpo Paulista e Jarinu. O estudo deve impactar cerca de 843,5 mil habitantes, com uma amostragem de 6 mil domicílios entrevistados, e contará com o uso de dados de telefonia móvel.
A próxima região contemplada será Sorocaba. A expectativa é concluir o levantamento até o fim de 2028.
“Esses dados são a base fundamental para o desenvolvimento do Plano Integrado de Transportes Urbanos (PITU), instrumento de planejamento metropolitano que orienta os investimentos e as políticas públicas de mobilidade para as próximas décadas. O planejamento integrado do transporte é essencial em áreas metropolitanas, onde os desafios de articulação entre múltiplos municípios e diferentes modais de transporte são intensos”, afirma o comunicado da gestão Tarcísio de Freitas.
A STM disponibilizará uma Central de Comunicação para esclarecer dúvidas sobre a pesquisa, funcionando das 7h às 19h. Serão dois telefones de contato para atendimento ao público em geral e aos entrevistados.
Redação, com informações da Agência SP


