Pesquisas na véspera da eleição mostram indefinição sobre 2º turno, com chance de vitória de Lula no domingo
Pesquisas na véspera da eleição mostram indefinição sobre 2º turno, com chance de vitória de Lula no domingo
Reuters
01/10/2022
Por Pedro Fonseca
RIO DE JANEIRO (Reuters) - Seis pesquisas de intenção de voto divulgadas neste sábado, na véspera da eleição, mostraram o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) com alguma chance de vencer a disputa já no primeiro turno, no domingo, mas com cenário incerto que só terá uma definição no final da votação.
Dois dos principais institutos de pesquisa do país, o Ipec mostrou Lula com 51% dos votos válidos --que excluem os brancos e nulos, e também os indecisos da pesquisa-- e o Datafolha colocou o petista com 50%. Para vencer na primeira rodada de votação, um candidato precisa ter mais da metade dos votos válidos. Em ambas as pesquisas a margem de erro é de 2 pontos percentuais. [L1N3120N9]
Os dois levantamentos colocam o presidente e candidato à reeleição Jair Bolsonaro em segundo lugar, com 37% no Ipec e 36% no Datafolha.
O mesmo cenário de indefinição sobre a realização de um segundo turno foi registrado pelo levantamento AtlasIntel, que mostrou Lula com 50,3% dos votos válidos contra 41,1% de Bolsonaro. A margem de erro é de 1 ponto percentual.
Levantamento Genial/Quaest registrou 49% dos votos válidos para Lula, contra 38% para Bolsonaro. A margem de erro é de 2 pontos percentuais.
Pesquisa Ipespe/Abrapel colocou Lula com 49% dos votos válidos contra 35% de Bolsonaro. Com a margem de erro de 3 pontos percentuais, Lula teria de 46% a 52%.
Já pesquisa CNT/MDA que mostrou Lula com 48,3% dos votos válidos, contra 39,7% de Bolsonaro. Como a margem de erro do levantamento é de 2,2 pontos percentuais, Lula teria de 46,1% a 50,5% dos votos válidos.
Caso a disputa avance para um segundo turno, a ser realizado em 30 de outubro, todas as pesquisas apontam vantagem de Lula sobre Bolsonaro.
No Datafolha, o petista lidera com 54% dos votos contra 38% do atual presidente, enquanto o Ipec mostrou Lula com 52% contra 37% de Bolsonaro.
Reuters