Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Petro exorta Congresso colombiano a aprovar reformas enquanto alguns tentam arquivar projeto de saúde

Petro exorta Congresso colombiano a aprovar reformas enquanto alguns tentam arquivar projeto de saúde

Reuters

07/06/2023

Placeholder - loading - Presidete da Colômbia, Gustavo Petro, discursa em Bogotá 07/06/2023 REUTERS/Luisa Gonzalez
Presidete da Colômbia, Gustavo Petro, discursa em Bogotá 07/06/2023 REUTERS/Luisa Gonzalez

BOGOTÁ (Reuters) - O Congresso da Colômbia deveria aprovar as reformas da saúde, trabalhista e previdenciária, disse o presidente Gustavo Petro nesta quarta-feira, enquanto a Câmara dos Deputados do país pondera se arquivará o projeto de lei de saúde, o que seria uma grande derrota legislativa para o líder de esquerda que fez campanha prometendo aprimorar o combalido sistema sanitário do país.

'Pedimos, com todo o respeito... que aprovem as reformas, que garantam ao povo colombiano seus direitos', disse Petro a milhares de sindicalistas e outros simpatizantes reunidos no centro de Bogotá.

A proposta de reforma de saúde, que o governo diz que aumentaria o acesso ao serviço, elevaria os salários e combateria a corrupção, causou a maior ruptura até agora na coalizão originalmente ampla do Petro no Congresso, levando a uma remodelação do gabinete em abril.

Os esforços para arquivar o projeto de lei ocorrem depois que a Câmara dos Deputados disse que interromperia o debate sobre as reformas em meio a acusações de irregularidades no financiamento de campanha, que Petro negou veementemente.

As acusações são baseadas em áudios enviados pelo ex-embaixador Armando Benedetti à ex-chefe de gabinete do Petro, Laura Sarabia, nos quais Benedetti faz uma suposta referência a fundos ilícitos de campanha. Benedetti disse que o áudio foi manipulado.

Ele e Sarabia, que renunciaram devido a um escândalo separado, mas interligado, vão testemunhar perante a autoridade eleitoral na próxima semana.

O governo pode adiar as reformas para a próxima sessão legislativa, que começa em 20 de julho.

(Reportagem de Julia Symmes Cobb)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.