Petrobras quer reduzir preços e prazos de entrega de plataformas de projeto em Sergipe
Petrobras quer reduzir preços e prazos de entrega de plataformas de projeto em Sergipe
Reuters
29/10/2025
Atualizada em 29/10/2025
RIO DE JANEIRO (Reuters) - A Petrobras está em negociações com a SBM Offshore sobre duas unidades flutuantes de produção (FPSOs) que a empresa pretende encomendar para seus projetos em águas profundas em Sergipe, disse a diretora de Exploração e Produção da petroleira nesta quarta-feira.
A Petrobras espera reduzir custos e acelerar a entrega das duas unidades, afirmou Sylvia Anjos a jornalistas, durante a conferência OTC no Rio de Janeiro.
Ela espera que as negociações permitam a entrega da primeira embarcação em 2029.
A SBM ofereceu os preços mais baixos durante o processo de licitação, disse Anjos, mas ainda acima do que a estatal petrolífera havia planejado.
A construção das duas embarcações pela SBM ajudaria na otimização, reduzindo os custos, acrescentou ela.
A licitação, para a construção de até duas Unidades Flutuantes de Produção, Armazenamento e Transferência (FPSO), faz parte dos planos da Petrobras para desenvolver um campo de petróleo e gás no Estado de Sergipe, no Nordeste do Brasil, mas os projetos têm sofrido repetidos atrasos.
Mais recentemente, a empresa adiou o início das operações das duas plataformas para pelo menos 2030 em seu plano estratégico para o período de 2025 a 2029.
No plano anterior, ambas as plataformas estavam programadas para iniciar as operações em 2028.
(Reportagem de Fabio Teixeira)
Reuters

