Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Petroleiros do Norte Fluminense decidem manter greve, diz sindicato

Petroleiros do Norte Fluminense decidem manter greve, diz sindicato

Reuters

26/12/2025

Placeholder - loading - Visão aérea de uma plataforma da Petrobras na Bacia de Campos, a P-52 REUTERS/Bruno Domingos (BRAZIL)
Visão aérea de uma plataforma da Petrobras na Bacia de Campos, a P-52 REUTERS/Bruno Domingos (BRAZIL)

Atualizada em  26/12/2025

RIO DE JANEIRO, 26 Dez (Reuters) - Petroleiros ⁠do Norte Fluminense rejeitaram a mais recente contraproposta apresentada pela Petrobras para o acordo coletivo de trabalho e decidiram manter a greve, em assembleia realizada nesta sexta-feira, disse o Sindicato dos Petroleiros do Norte Fluminense (Sindipetro-NF).

Segundo a entidade, que é a maior filiada à Federação Única dos Petroleiros (FUP), com mais de 20% de todos os trabalhadores sindicalizados, a proposta da Petrobras apresentou 'avanços pontuais', como a discussão sobre os descontos dos ​dias parados, mas insuficientes para atender às ⁠reivindicações.

O ⁠Norte Fluminense inclui os trabalhadores da Bacia de Campos, uma das principais regiões produtoras de petróleo e gás do país.

No início desta semana, a FUP indicou a aceitação da última contraproposta da Petrobras, sinalizando a suspensão do movimento grevista. Dos ‌14 sindicatos que integram a federação, apenas o do Norte Fluminense ​decidiu manter a greve, informou a ‌FUP.

Já na Federação Nacional ​dos ​Petroleiros (FNP), que representa os trabalhadores da Bacia de Santos, o indicativo é de continuidade da greve.

A adesão integral dos trabalhadores das plataformas da Bacia de ​Campos 'demonstra a força do movimento e envia um recado claro à gestão da Petrobras', disse o Sindipetro-NF, afirmando que a greve 'segue firme' no 12º dia de mobilização.

Fontes ligadas à Petrobras têm afirmado, sob condição de anonimato, que a produção e o refino de petróleo não têm sido afetados pela greve, já que a empresa acionou equipes de contingência.

Procurada, a Petrobras disse que apresentou proposta de acordo coletivo de trabalho com avanços nos principais pleitos sindicais, o que 'demonstra seu compromisso com o entendimento com a categoria e busca a suspensão do ⁠movimento grevista'.

Segundo a estatal, ao menos sete bases sindicais já formalizaram a ‌aprovação da proposta e o ⁠encerramento da greve após deliberação de trabalhadores, enquanto outros sindicatos já estão com assembleias agendadas.

A Petrobras disse ainda que, até o momento, ‍a greve não trouxe impacto à produção, e o abastecimento ao mercado segue garantido.

(Por Rodrigo ​Viga ‌Gaier e Fabio Teixeira; texto de Letícia Fucuchima; edição de Roberto Samora)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.