PF cumpre 10 mandados de prisão domiciliar contra condenados em tentativa de golpe de Estado
PF cumpre 10 mandados de prisão domiciliar contra condenados em tentativa de golpe de Estado
Reuters
27/12/2025
Atualizada em 27/12/2025
BRASÍLIA, 27 Dez (Reuters) - A Polícia Federal cumpriu neste sábado, por determinação do Supremo Tribunal Federal (STF), dez mandados de prisão domiciliar contra condenados nas ações relacionadas à tentativa de golpe de Estado que culminou com os atos de 8 de janeiro de 2023, informou a corporação em nota.
Os mandados foram expedidos após a fuga do ex-diretor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Silvinei Vasques, aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro. Vasques foi preso na sexta-feira no Paraguai, informou o STF, enquanto tentava embarcar para El Salvador, portando um passaporte paraguaio falso.
A operação da PF foi autorizada no âmbito de três ações penais, que tratam justamente dos núcleos 2, 3 e 4 da chamada trama golpista.
Integrante do núcleo 2, Vasques foi condenado a 24 anos e 6 meses pela Primeira Turma do STF. O ex-assessor internacional da Presidência da República no governo Bolsonaro, Filipe Garcia Martins Pereira, que integra esse núcleo e foi condenado a 21 anos, é um dos alvos da operação da PF deste sábado, segundo o STF.
Os alvos da operação da PF terão de usar tornozeleira eletrônica, estão proibidos de usar redes sociais, de ter contato com outros investigados e de receber visitas. Também tiveram de entregar seus passaportes, e tiveram suspensos seus documentos de porte de arma de fogo.
(Reportagem de Luciana Magalhães)
Reuters


