PF cumpre 22 mandados de busca e apreensão em operação por ataques de 8/1; STF bloqueia R$40 milhões
Publicada em
(Reuters) - A Polícia Federal deflagrou nesta quinta-feira a 11ª fase da operação Lesa Pátria, com o objetivo de identificar suspeitos que 'financiaram e fomentaram' os ataques às sedes dos Três Poderes em 8 de janeiro, e o Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o bloqueio de até 40 milhões de reais em bens dos investigados.
De acordo com a PF, estão sendo cumpridos 22 mandados de busca e apreensão nos Estados de São Paulo, Mato Grosso do Sul e Paraná.
O STF determinou o bloqueio de até 40 milhões de reais em 'bens, ativos e valores dos investigados para cobertura e ressarcimento dos danos causados ao patrimônio público', disse a PF em comunicado.
A PF investiga os crimes de 'abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido'.
No dia 8 de janeiro apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro defensores de um golpe de Estado invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF, cobrando intervenção das Forças Armadas após a derrota de Bolsonaro nas urnas e a posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva uma semana antes.
(Por Fernando Cardoso)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO