PF cumpre mandado de prisão em nova fase de operação sobre ataques de 8 de janeiro
Publicada em
Atualizada em
SÃO PAULO (Reuters) -A Polícia Federal cumpre nesta terça-feira no Distrito Federal um mandado de prisão preventiva em uma nova fase da operação Lesa Pátria, que investiga os ataques às sedes dos Três Poderes no dia 8 de janeiro, informou a corporação em comunicado.
A PF disse que também cumpre quatro mandados de busca e apreensão na capital federal. Os mandados foram emitidos pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Inicialmente a Polícia Federal informou que seus agentes estavam cumprindo dois mandados de prisão preventiva, mas posteriormente a corporação corrigiu essa informação e disse que apenas um mandado de prisão estava sendo cumprido.
'Os fatos investigados constituem, em tese, os crimes de abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, dano qualificado, associação criminosa, incitação ao crime, destruição e deterioração ou inutilização de bem especialmente protegido', informou a PF, sem dar mais detalhes ou divulgar os nomes dos alvos desta fase da operação.
No dia 8 de janeiro, apoiadores de Jair Bolsonaro invadiram e depredaram o Palácio do Planalto e os prédios do Congresso Nacional e do STF em Brasília.
Até o momento, os ministros do STF já votaram para tornar réus mais de mil pessoas suspeitas de envolvimento nos ataques de 8 de janeiro, que foram classificados pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva como uma tentativa de golpe de Estado.
(Por Eduardo Simões, edição Alberto Alerigi Jr.)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO