Phil Collins é o artista da semana
São quase 50 anos de carreira e 11 prêmios, entre eles 5 grammys e um Oscar
Thainá Rambaldo
10/06/2019
Philip David Charles Collins, nasceu dia 30 de janeiro de 1951, em Londres na Inglaterra. Iniciou sua carreira artística como baterista, passando por diversos grupos musicais, entre eles a banda Genesis, onde posteriormente se tornaria um dos mais importantes vocalistas da música contemporânea.
Seu primeiro contato com o universo da música foi aos 5 anos, quando ganhou um kit de bateria de brinquedo. Anos depois, seu tio construiu uma bateria improvisada para ele, e tocar o instrumento se tornou uma prática regular. Collins cresceu rodeado por instrumentos mais completos comprados por seus pais.
No ano de 1970, Phil passou a integrar o grupo Genesis como baterista; cinco anos depois, Collins tornou-se o vocalista. Seu primeiro trabalho no grupo foi “A Trick Of The Tail”, marcando o icício de uma curta jornada de sucesso do grupo. Genesis se tornou um grupo de rock para um público não muito exigente e no final dos anos setenta, a banda possuía apenas três integrantes. Enquanto isso, Phil Collins já fazia trabalhos solos paralelos aos do grupo. O cantor também participou, durante cinco anos, da banda de fusion Brand-X – 1975 a 1980.

Em turnê de despedida o britânico anunciou que terminaria sua carreira solo [2003]. Três anos depois, anunciou uma nova turnê da banda Genesis, ao lado de Mike Rutherford e Tony Banks, participando do Live Earth [em 2007]. O fim de sua carreira veio no próximo ano [2008], quando Collins enfrentou um grave problema nas cordas vocais, que dificulta o canto, e anteriormente também teve problemas com a audição.
Em 2014, Collins fez uma aparição surpresa na escola de seus filhos em Miami para cantar duas músicas [foi a primeira vez que Collins se apresentou ao vivo desde sua ‘aposentadoria’, em 2011]. Além do rápido retorno aos palcos, o cantor também se juntou a sua antiga banda, Genesis, para um documentário da BBC. Em 2017, ele anunciou uma nova turnê.

Ao longo de sua trajetória musical, Phil Collins possuí: 8 álbuns de estúdio; 5 trilhas sonoras [entre elas a do filme Tarzan e Irmão Urso]; 40 videoclipes; 5 grammys, 2 American Music Awards, 1 Oscar; 2 Golden Globe; e 1 Disney Legend. O cantor também lançou sua autobiografia intitulada “Not dead yet”, onde o cantor fala abertamente sobre a batalha contra alcoolismo.
Saiba mais sobre a biografia do cantor.
Thainá Rambaldo