Piastri vence GP da Holanda e esperanças de Norris se transformam em fumaça
Piastri vence GP da Holanda e esperanças de Norris se transformam em fumaça
Reuters
31/08/2025
Por Alan Baldwin
ZANDVOORT, Holanda (Reuters) - Oscar Piastri venceu neste domingo o Grande Prêmio da Holanda e assumiu uma liderança de 34 pontos no campeonato de Fórmula 1. O companheiro de equipe da McLaren e rival pelo título, Lando Norris, viu suas esperanças se transformarem em fumaça.
Em um dia de drama, com os pilotos da Ferrari Lewis Hamilton e Charles Leclerc se acidentando em incidentes separados, a McLaren caminhava para a quinta vitória consecutiva de uma dupla, um recorde, quando Norris se desesperou no final.
Depois de dizer que podia sentir o cheiro de fumaça no cockpit, o britânico diminuiu a velocidade e abandonou o segundo lugar na volta 65 de 72, com evidências muito visíveis saindo da traseira de seu carro .
O herói da casa, Max Verstappen, terminou em segundo lugar para a Red Bull, com o estreante francês Isack Hadjar, da Racing Bulls, conquistando seu primeiro pódio na Fórmula 1, em terceiro lugar, e dando socos no ar de alegria.
Se Norris tivesse ultrapassado Piastri, a diferença na liderança teria sido reduzida para apenas dois pontos. O segundo lugar teria aumentado a diferença para 16 pontos, mas, em vez disso, a ultrapassagem catapultou Piastri para uma vantagem substancialmente maior do que uma vitória na corrida.
Com as McLarens tão próximas e nove corridas restantes, além dos sprints de sábado, Norris agora enfrenta um grande desafio depois do que pode ser um momento decisivo no campeonato.
'Eu controlei a corrida quando precisei e, obviamente, foi incrivelmente infeliz (para Norris) no final', comentou Piastri após a sétima vitória do australiano. 'Mas eu estava no controle naquele momento e usei o ritmo quando precisei.'
A nona vitória da carreira igualou a do ex-piloto de F1 e compatriota Mark Webber, agora gerente de Piastri.
George Russell terminou em quarto lugar para a Mercedes, com Alex Albon em quinto para a Williams e Oliver Bearman em sexto para a Haas, depois de largar em último e do pitlane em uma corrida com dois períodos de safety car.
Lance Stroll e Fernando Alonso deram à Aston Martin dois pontos em sétimo e oitavo, com Yuki Tsunoda, da Red Bull, em nono e Esteban Ocon completando o top 10 da Haas.
Reuters