Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Pior das enchentes provocadas por Florence ainda está por vir, diz meteorologista dos EUA

Pior das enchentes provocadas por Florence ainda está por vir, diz meteorologista dos EUA

Thomson Reuters

17/09/2018

Placeholder - loading - Imagem da noticia "Pior das enchentes provocadas por Florence ainda está por vir, diz meteorologista dos EUA"

Por Ernest Scheyder e Anna Mehler Paperny

WILMINGTON/WILSON, Estados Unidos (Reuters) - A tempestade Florence avançava pelo oeste do Estado norte-americano da Carolina do Norte nesta segunda-feira e continuava a provocar chuvas que têm transbordado rios e inundado estradas e casas, ameaçando tirar mais vidas enquanto segue para a Virgínia e a Nova Inglaterra.

E 'o pior ainda está por vir' para as já alagadas Carolinas do Norte e do Sul, uma vez que os rios atingirão cheias históricas, disse Zach Taylor, meteorologista do Serviço Nacional do Clima dos EUA (NWS).

'O solo está encharcado e não consegue absorver mais chuva, então essa água tem que ir para algum lugar, infelizmente', explicou. 'Esses rios começarão a encher no final do dia de hoje e na terça-feira e talvez durante mais tempo'.

Enchentes relâmpago, alertas de deslizamentos de terra e 'transbordamentos de rios prolongados e significativos' em toda a região continuarão nos próximos dias, segundo o NWS.

A cidade litorânea de Wilmington continuava isolada pelas águas das enchentes na manhã desta segunda-feira, dezenas de milhares de casas estavam danificadas e ao menos 17 mortes foram relatadas nas Carolinas do Norte e do Sul.

O Florence, furacão que até domingo havia regredido para uma depressão tropical, deve voltar a perder força nesta segunda-feira mas se fortalecer novamente na terça e quarta-feiras, alertou o Centro Nacional de Furacões dos EUA (NHC).

Ele provocou mais de 100 centímetros de chuva na Carolina do Norte desde quinta-feira e continuou gerando chuvas intensas em grande parte do Estado e do sul da Carolina do Sul, disse o NWS.

Entre 5 e 12 centímetros adicionais de chuva devem cair, e possivelmente mais 20 centímetros em áreas isoladas das Carolinas e da Virgínia até terça-feira.

'A tempestade nunca foi mais perigosa do que é neste momento', disse o governador da Carolina do Norte, Roy Cooper, em uma coletiva de imprensa.

Mais de 900 pessoas foram resgatadas da elevação das águas e 15 mil continuam em abrigos do Estado, informou Cooper.

Muitos resgates ocorreram com barcos de patrulha em Wilmington, cidade costeira de cerca de 117 mil pessoas situada em uma península entre o Rio Cabo do Medo e o Oceano Atlântico.

As equipes de resgate tiveram que driblar árvores e linhas de transmissão caídas para chegar aos moradores ilhados, contou o prefeito Bill Saffo à rádio WHQR.

As autoridades exortaram as pessoas que foram retiradas a manterem distância.

(Reportagem adicional de Bernie Woodall, em Miami; Jessica Resnick-Ault, em Nova York; Makini Brice, em Washington; e Rich McKay, em Atlanta)

Thomson Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.