Pix Automático será obrigatório em débitos para instituições não autorizadas
Medida entra em vigor no dia 13 de outubro
Redação
26/09/2025
O Conselho Monetário Nacional (CMN) e o Banco Central (BC) aprovaram nesta quinta-feira (25) a obrigatoriedade da utilização do Pix Automático em operações de débito interbancário para uma pessoa jurídica ou entidade não autorizada a funcionar pelo BC.
Com a ferramenta, o pagador terá que autorizar o débito no aplicativo da instituição na qual tem a conta que será debitada. “Dessa forma, a obrigatoriedade de uso do Pix Automático nas transações traz maior conveniência e controle ao cliente nas autorizações concedidas e evita débitos indevidos”, afirmou a autoridade monetária em nota.
O Pix Automático está integrado ao Open Finance, que é uma plataforma que permite a integração de serviços entre instituições diferentes. Para receber por Pix Automático, as empresas também poderão usar essa infraestrutura.
As novas medidas entram em vigor em 13 de outubro, com um prazo até 1º de janeiro de 2026 para que as instituições adequem os contratos e as autorizações de débitos vigentes e possam implementar as demais medidas necessárias ao seu cumprimento.
Redação

