Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Pix ganha "botão de contestação" para casos de fraude

Mecanismo pode ser acionado no aplicativo da instituição financeira

Redação, com informações da Agência Gov

01/10/2025

Placeholder - loading - Pix ganha "botão de contestação" para casos de fraude (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)
Pix ganha "botão de contestação" para casos de fraude (Foto: Bruno Peres/Agência Brasil)

O Pix passa a contar, a partir desta quarta-feira (1º), com o chamado “botão de contestação", apelido para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que poderá ser acionado no aplicativo da instituição financeira em casos de fraude, golpe e coerção.

De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC), Breno Lobo, o objetivo é facilitar a contestação de uma transação, que passará a ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana, aumentando a chance de devolução dos valores.

"Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação", explicou.

O “botão de contestação" não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave).

Redação, com informações da Agência Gov

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.