Pix ganha "botão de contestação" para casos de fraude
Mecanismo pode ser acionado no aplicativo da instituição financeira
Redação, com informações da Agência Gov
01/10/2025
O Pix passa a contar, a partir desta quarta-feira (1º), com o chamado “botão de contestação", apelido para o Mecanismo Especial de Devolução (MED), que poderá ser acionado no aplicativo da instituição financeira em casos de fraude, golpe e coerção.
De acordo com o chefe adjunto do Departamento de Competição e de Estrutura do Mercado Financeiro do Banco Central (BC), Breno Lobo, o objetivo é facilitar a contestação de uma transação, que passará a ser feita de forma totalmente digital, sem a necessidade de interação humana, aumentando a chance de devolução dos valores.
"Ao contestar a transação, a informação é instantaneamente repassada para o banco do golpista, que deverá bloquear os recursos em sua conta, caso existam. Depois do bloqueio, ambos os bancos têm até sete dias para analisar a contestação. Caso concordem que se trata realmente de um golpe, a devolução é efetuada diretamente para a conta da vítima. O prazo para essa devolução é de até onze dias após a contestação", explicou.
O “botão de contestação" não se aplica a casos de desacordos comerciais, arrependimento e erros no envio do Pix (como digitação errada de chave).
Redação, com informações da Agência Gov

