Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Porsche aposta em ex-chefe da McLaren como CEO para impulsionar recuperação

Porsche aposta em ex-chefe da McLaren como CEO para impulsionar recuperação

Reuters

17/10/2025

Placeholder - loading - O logotipo da Porsche é exibido em um veículo no pavilhão de exposição da Porsche, no dia do salão do automóvel IAA em Munique, Alemanha, em 10 de setembro de 2025. REUTERS/Angelika Warmuth
O logotipo da Porsche é exibido em um veículo no pavilhão de exposição da Porsche, no dia do salão do automóvel IAA em Munique, Alemanha, em 10 de setembro de 2025. REUTERS/Angelika Warmuth

BERLIM (Reuters) - A Porsche indicou o ex-chefe da McLaren, Michael Leiters, como provável sucessor de Oliver Blume como presidente-executivo da fabricante de carros esportivos nesta sexta-feira, após investidores criticarem a dupla função do CEO.

Blume, que assumiu o comando da Porsche há uma década, nos últimos três anos também foi presidente-executivo de sua controladora, a Volkswagen em uma situação impopular entre alguns acionistas.

“As negociações com o Dr. Leiters serão iniciadas”, disse a Porsche em comunicado, acrescentando que os principais membros do conselho fiscal autorizaram conversas com Blume sobre o término de seu mandato.

A contratação de um novo presidente-executivo é uma tentativa da Porsche de recuperar a performance do grupo enquanto enfrenta as tarifas globais, queda na demanda chinesa e um retorno custoso aos motores a combustão, após os clientes terem rejeitado os veículos elétricos.

Há apenas três anos, o valor de mercado da Porsche era o segundo maior da história da Alemanha e a montadora era a mais valiosa da Europa, valendo 83 bilhões de euros.

Desde então, o preço das ações da Porsche caiu mais da metade e ela saiu do índice principal da DAX no mês passado. Enquanto isso, o preço das ações da Volkswagen caiu mais de um terço.

(Reportagem adicional de Ilona Wissenbach; Redação de Friederike Heine e Matthias Williams)

((Tradução Redação Barcelona))

REUTERS MS

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.