Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Preço do petróleo sobe com esperanças sobre a economia da China

Preço do petróleo sobe com esperanças sobre a economia da China

Reuters

19/12/2022

Placeholder - loading - Trabalhador faz medições em frente a sinalizadores de gás  04/05/2022 REUTERS/Quetzalli Nicte-Ha
Trabalhador faz medições em frente a sinalizadores de gás 04/05/2022 REUTERS/Quetzalli Nicte-Ha

Atualizada em  19/12/2022

Por Alex Lawler

LONDRES (Reuters) - O petróleo subia nesta segunda-feira, depois de cair mais de 2 dólares o barril na sessão anterior, com otimismo sobre a economia chinesa superando a preocupação com uma recessão global.

A China, maior importadora de petróleo do mundo, está passando pela primeira das três ondas esperadas de casos de Covid-19 depois que Pequim relaxou as restrições de mobilidade, mas disse que planeja intensificar o apoio à economia em 2023.

'Não há dúvida de que a demanda está sendo influenciada negativamente', disse Naeem Aslam, analista da corretora Avatrade.

'No entanto, nem tudo é tão negativo, pois a China prometeu combater todo o pessimismo sobre sua economia e fará o que for necessário para impulsionar o crescimento econômico.'

O petróleo Brent ganhava 1,04%, para 79,86 dólares o barril às 10:36 (horário de Brasília), enquanto o petróleo bruto dos EUA (WTI) subia 0,66%, para 74,95 dólares.

O petróleo subiu para seu recorde de 147 dólares o barril no início do ano, depois que a Rússia invadiu a Ucrânia em fevereiro. Desde então, reduziu a maior parte dos ganhos deste ano, já que as preocupações com a oferta foram superadas pelos temores de recessão, que continuam sendo um empecilho para os preços.

A Reserva Federal dos EUA e o Banco Central Europeu aumentaram as taxas de juro na semana passada e prometeram mais avanços. O Banco do Japão, enquanto isso, pode mudar sua postura ultra-dovish quando se reunir na segunda e terça-feira.

'A perspectiva de novos aumentos das taxas afetará o crescimento econômico no ano novo e, ao fazê-lo, reduzirá a demanda por petróleo', disse Stephen Brennock, da corretora de petróleo PVM.

O petróleo foi apoiado pelo Departamento de Energia dos EUA, dizendo na sexta-feira que começará a recomprar petróleo para a Reserva Estratégica de Petróleo - as primeiras compras desde a liberação de um recorde de 180 milhões de barris da reserva este ano.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.