Premiê avalia novas informações sobre ministra das Finanças do Reino Unido, diz porta-voz
Premiê avalia novas informações sobre ministra das Finanças do Reino Unido, diz porta-voz
Reuters
30/10/2025
LONDRES (Reuters) - Keir Starmer e seu consultor de ética independente estão avaliando novas informações sobre o contrato de aluguel da casa da ministra das Finanças, Rachel Reeves, disse o porta-voz do primeiro-ministro nesta quinta-feira, acrescentando que o líder britânico tem total confiança nela.
O porta-voz disse a jornalistas que 'novas informações vieram à tona' após uma análise dos emails enviados e recebidos pelo marido de Reeves, menos de um dia depois de ela escrever a Starmer para se desculpar por um 'erro inadvertido' de não solicitar uma licença para alugar sua casa em Londres.
'Isso já foi passado para o primeiro-ministro e seu conselheiro independente', disse o porta-voz. 'Não seria apropriado fazer mais comentários.'
O porta-voz disse que Starmer tem total confiança em sua ministra das Finanças e confirmou que o orçamento ainda seria divulgado em 26 de novembro. O porta-voz acenou com a cabeça quando perguntado se Reeves o apresentaria.
Anteriormente, Starmer disse que, de acordo com o código ministerial, um pedido de desculpas era uma solução suficiente para a questão, rejeitando as solicitações de investigação sobre Reeves.
Parlamentares do Partido Conservador, de oposição, pediram uma investigação completa, com o chefe de política financeira do Partido Conservador, Mel Stride, dizendo à Sky News nesta quinta-feira que a posição de Reeves não era sustentável.
Reeves tem estado sob enorme pressão antes da apresentação do Orçamento em novembro, com expectativas de que ela será forçada a quebrar as promessas eleitorais e aumentar alguns impostos após avisos de que as previsões oficiais podem mostrar uma situação econômica pior do que se pensava.
Desde que venceu as eleições há 15 meses, Starmer já perdeu alguns ministros de alto nível, principalmente a vice-primeira-ministra Angela Rayner. Ela se demitiu em setembro após reportagem apontar que ela violou o código ministerial ao não pagar os impostos corretos quando comprou uma propriedade.
(Reportagem de Sarah Young e Elizabeth Piper, reportagem adicional de Muvija M)
Reuters

