Premiê da Dinamarca é agredida no centro de Copenhague; homem é preso
Premiê da Dinamarca é agredida no centro de Copenhague; homem é preso
Reuters
07/06/2024
COPENHAGUE (Reuters) - A primeira-ministra da Dinamarca, Mette Frederiksen, saiu ilesa após ser atacada por um homem no centro de Copenhague nesta sexta-feira sem sinais de ferimentos, disse à Reuters um morador local.
'A primeira-ministra Mette Frederiksen foi agredida na noite de sexta-feira na (praça) Kultorvet, em Copenhague, por um homem que foi preso em seguida. A premiê está chocada com o incidente', afirmou o gabinete da política em comunicado, sem fornecer detalhes.
A polícia afirmou na rede social X que prendeu um homem e que investiga o incidente, mas não forneceu detalhes.
'Ela parecia um pouco assustada', afirmou à Reuters Soren Kjergaard, que trabalha como barista na praça, após ver a primeira-ministra sendo escoltada por seguranças.
A agressão ocorreu dias antes de os dinamarqueses irem às urnas para a eleição da União Europeia. Há três semanas, o primeiro-ministro da Eslováquia, Robert Fico, acabou seriamente ferido após uma tentativa de assassinato.
O ministro do Meio Ambiente da Dinamarca, Magnus Heunicke, disse na rede social X: 'Mette está obviamente chocada com o ataque. Devo dizer que abala todos nós que somos próximos a ela'.
(Reportagem de Tom Little, Stine Jacobsen e Louise Rasmussen)
Reuters