Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente da Petrobras é convidado a explicar política de preços à CAE

Presidente da Petrobras é convidado a explicar política de preços à CAE

Reuters

16/05/2023

Placeholder - loading - Tanques de combustível da Petrobras em Brasília 17/06/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino
Tanques de combustível da Petrobras em Brasília 17/06/2022 REUTERS/Ueslei Marcelino

BRASÍLIA (Reuters) - O presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, foi convidado a explicar o fim da chamada paridade de preços com o dólar e o mercado internacional à Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado.

Aprovado de maneira simbólica nesta terça-feira, o convite, apresentado pelo senador Alessandro Vieira (PSDB-SE), é para que Prates, senador até o ano passado, explique a nova política de preços da estatal.

'É um requerimento de convite para o presidente da Petrobras, nosso amigo e ex-colega Jean Paul Prates, para explicar a nova política de preços daquela empresa, uma vez que existem impactos enormes, e é importante ter o detalhamento do que foi hoje anunciado', solicitou Vieira na reunião da CAE nesta terça.

No requerimento, o senador argumenta que 'por se tratar de uma empresa estatal cuja política de preços afeta direta e indiretamente outros preços da economia brasileira', torna-se de 'suma relevância e interesse público que o presidente da empresa detalhe a nova estratégia à Comissão de Assuntos Econômicos'.

A Petrobras anunciou nesta terça-feira sua nova estratégia comercial para o diesel e a gasolina, abandonando a paridade de importação (PPI) como base principal para os reajustes e passando a aplicar premissas que miram um 'equilíbrio' entre os mercados nacional e internacional, o que, segundo a estatal, permitirá à empresa 'competir de forma mais eficiente'.

A Petrobras disse ainda que a nova estratégia prioriza o 'custo alternativo do cliente', além de um valor marginal para a Petrobras.

Ainda não há data definida para a realização da audiência pública com Prates na CAE.

(Reportagem de Maria Carolina Marcello)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.