Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente de Taiwan revela sistema de defesa aérea para combater ameaça da China

Presidente de Taiwan revela sistema de defesa aérea para combater ameaça da China

Reuters

10/10/2025

Placeholder - loading - Celebração do Dia Nacional em Taiwan  10/10/2025    REUTERS/Ann Wang
Celebração do Dia Nacional em Taiwan 10/10/2025 REUTERS/Ann Wang

Por Yimou Lee e Ben Blanchard

TAIPÉ (Reuters) - Taiwan construirá um novo sistema de defesa aérea em várias camadas, chamado 'T-Domo', para se defender de ameaças inimigas e aumentar os gastos com defesa, disse o presidente Lai Ching-te na sexta-feira, conclamando a China a renunciar ao uso da força para tomar a ilha.

Taiwan, governada democraticamente, tem enfrentado uma crescente pressão militar e política da China, que considera a ilha como seu próprio território, apesar das fortes objeções do governo de Taipé.

Taiwan está aumentando os gastos com defesa e modernizando suas Forças Armadas, mas enfrenta uma China que tem um exército muito maior e está adicionando novas armas avançadas, como caças furtivos, porta-aviões e uma enorme variedade de mísseis.

Lai afirmou em discurso do Dia Nacional que Taiwan está determinada a gastar mais com defesa e que proporia um orçamento especial para gastos militares até o final do ano, mostrando a determinação do governo em proteger a ilha.

'O aumento nos gastos com defesa tem um propósito; é uma necessidade clara para combater as ameaças inimigas e uma força motriz para o desenvolvimento de nossas indústrias de defesa', disse ele.

'Aceleraremos a construção do T-Domo, estabeleceremos um rigoroso sistema de defesa aérea em Taiwan com defesa em várias camadas, detecção de alto nível e interceptação eficaz, e teceremos uma rede de segurança para Taiwan a fim de proteger a vida e a propriedade dos cidadãos', declarou Lai, sob aplausos da multidão.

Ele não deu detalhes sobre o 'T-Domo' em sua primeira menção pública ao sistema. A Reuters informou na quinta-feira que ele revelaria o 'T-Domo', que, segundo uma fonte, será semelhante ao Domo de Ferro de Israel.

Em resposta ao discurso, o porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da China Guo Jiakun disse que 'buscar a independência pela força' só arrastaria Taiwan para o conflito.

'Ele vende a falácia separatista da independência de Taiwan', afirmou Guo aos repórteres em Pequim. 'Isso mais uma vez expõe sua natureza teimosa como causador de problemas, criador de perigo e criador de guerra.'

A China, que realizou jogos de guerra ao redor da ilha em resposta ao seu discurso no ano passado, diz que Lai é um 'separatista' e rejeitou suas ofertas de conversações.

(Reportagem de Yimou Lee e Ben Blanchard; reportagem adicional de Joe Cash e Liz Lee em Pequim)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.