Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente do BC belga alerta sobre risco de 'sonambulismo' em relação a cortes excessivos pelo BCE, diz FT

Presidente do BC belga alerta sobre risco de 'sonambulismo' em relação a cortes excessivos pelo BCE, diz FT

Reuters

24/02/2025

Placeholder - loading - Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha 18/07/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch
Sede do Banco Central Europeu em Frankfurt, na Alemanha 18/07/2024 REUTERS/Jana Rodenbusch

(Reuters) - O membro do Conselho do Banco Central Europeu e presidente do banco central da Bélgica, Pierre Wunsch, disse que a zona do euro enfrenta o risco de 'sonambulismo' com cortes excessivos nas taxas de juros e deve estar preparada para parar em breve, informou o Financial Times nesta segunda-feira.

Wunsch disse que se sente 'relativamente confortável' com a expectativa do mercado de taxas de 2% até o final do ano, disse o FT.

Em 30 de janeiro, o BCE reduziu sua taxa de depósito em 25 pontos-base, para 2,75%, e os formuladores de políticas orientaram para uma nova redução em março, uma vez que as preocupações com o crescimento econômico sem brilho superam as preocupações com a inflação persistente.

'Não estou defendendo uma pausa em abril, mas não devemos caminhar a passos largos para (uma taxa de juros de) 2% sem pensar nisso. Se os dados justificarem um novo corte, nós o faremos. Se não justificarem, talvez tenhamos que fazer uma pausa', disse Wunsch, segundo o Financial Times.

Ele também destacou a crescente incerteza sobre o nível adequado das taxas de juros, dizendo que 'nem mesmo tenho certeza' se as taxas continuam restritivas para o crescimento e a inflação.

O BCE cortou as taxas de juros cinco vezes desde junho do ano passado e os formuladores de políticas estão cada vez mais ativos em seu debate sobre até que ponto as taxas devem ser reduzidas quando a inflação ainda está um pouco alta demais, mas o crescimento econômico está pouco acima de zero.

(Reportagem de Surbhi Misra, em Bengaluru)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.