Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente do Fed de Atlanta diz que economia está voltando ao normal mais rápido do que o esperado

Presidente do Fed de Atlanta diz que economia está voltando ao normal mais rápido do que o esperado

Reuters

23/09/2024

Placeholder - loading - Presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic 23/08/2019. REUTERS/Jonathan Crosby/File Photo
Presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic 23/08/2019. REUTERS/Jonathan Crosby/File Photo

Por Howard Schneider

WASHINGTON (Reuters) - A economia dos Estados Unidos está próxima das taxas normais de inflação e desemprego e o Federal Reserve precisa que a política monetária também se 'normalize', disse o presidente do Federal Reserve de Atlanta, Raphael Bostic, nesta segunda-feira, em comentários que sugeriram abertura para um ritmo rápido de cortes nos juros nos próximos meses.

'O progresso na inflação e o esfriamento do mercado de trabalho surgiram muito mais rapidamente do que eu imaginava no início do verão', disse Bostic em comentários preparados para evento do Centro Econômico e Financeiro Europeu. 'Neste momento, imagino que a normalização da política monetária ocorrerá mais cedo do que eu pensava ser apropriado, mesmo há alguns meses.'

'Normalização' refere-se ao retorno da taxa de juros do Fed a um nível que não incentive nem desestimule investimentos e gastos, um nível que ficaria um pouco abaixo da faixa de 4,75% a 5% definida na semana passada, depois que o Fed começou a afrouxar a política monetária com um corte de 0,5 ponto-base.

Bostic disse que a discordância sobre a taxa de juros normal ou 'neutra' precisa é de pouca importância enquanto os juros permanecem tão altos, com riscos tanto para a inflação quanto para a taxa de desemprego, atualmente em 4,2%.

Bostic esperava anteriormente um ritmo menos agressivo de cortes e um início mais tardio, e disse que o corte grande na semana passada 'não fixa uma cadência para novos movimentos', que dependerão dos dados que chegarem.

Mas, segundo ele, 'a inflação caiu mais rápido do que eu esperava, e os dados mais recentes solidificam minha convicção de que a economia dos EUA está de fato no caminho de volta à estabilidade de preços de forma sustentável'.

Ele observou que as empresas disseram que seu poder de precificação havia 'praticamente evaporado' e que algumas medidas recentes importantes da inflação estavam abaixo da meta do Fed.

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.