Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente do Fed de Minneapolis diz que nem aumento ou corte de juros estão fora de cogitação

Presidente do Fed de Minneapolis diz que nem aumento ou corte de juros estão fora de cogitação

Reuters

09/04/2025

Placeholder - loading - Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, durante conferência em Beverly Hills, na Califórnia 07/05/2024 REUTERS/David Swanson
Presidente do Fed de Minneapolis, Neel Kashkari, durante conferência em Beverly Hills, na Califórnia 07/05/2024 REUTERS/David Swanson

(Reuters) - O presidente do Federal Reserve de Minneapolis, Neel Kashkari, disse nesta quarta-feira que as tarifas anunciadas pelos Estados Unidos na semana passada ameaçam desancorar as expectativas de inflação, mesmo que também impactem o crescimento, deixando a porta aberta a uma mudança na taxa de juros seja para cima ou para baixo, com um aumento do obstáculo para qualquer movimento.

'Dada a importância primordial de manter as expectativas de inflação de longo prazo ancoradas e o provável aumento da inflação de curto prazo decorrente das tarifas, a barreira para o corte dos juros, mesmo diante de uma economia enfraquecida e do possível aumento do desemprego, está mais alta', disse Kashkari em um ensaio divulgado pelo banco.

'Por outro lado, dado que a demanda por capital de investimento provavelmente será menor... a política monetária está ficando um pouco mais apertada por si só, reduzindo a necessidade imediata de elevar os juros para manter as expectativas de inflação de longo prazo ancoradas.'

Essas forças, segundo ele, deixam o Fed em uma situação de espera por enquanto.

'O obstáculo para alterar a taxa de juros de uma forma ou de outra aumentou devido às tarifas', disse ele. 'Como as últimas semanas nos lembraram, nada é certo e nenhuma resposta de política monetária, para cima ou para baixo, deve estar completamente fora de cogitação.'

A decisão do presidente dos EUA, Donald Trump, na semana passada, de impor tarifas rígidas e abrangentes sobre os parceiros comerciais desencadeou uma escalada das tensões comerciais e perdas nos mercados de ações devido a preocupações com uma desaceleração econômica.

Nesta quarta-feira, a China anunciou que imporá uma tarifa de 84% sobre os produtos dos EUA, depois que Trump elevou as taxas dos EUA sobre a China para 104%.

Com as tarifas muito mais altas e mais amplas do que o esperado, disse Kashkari, o impacto sobre a economia e a confiança também será maior e levará a preços mais altos, menos investimentos e menos produção econômica.

Ao mesmo tempo, com a recente alta da inflação, o risco de que as expectativas de inflação possam aumentar e levar a uma alta persistente dos preços subiu consideravelmente, disse ele.

O Fed tem mantido sua taxa de juros na faixa de 4,25% a 4,50% desde dezembro, e as autoridades têm dito que não têm pressa em ajustar os juros.

Os comentários de Kashkari são os mais diretos até o momento, mas são particularmente notáveis pelo fato de levantarem explicitamente a possibilidade de um aumento nos juros.

Os mercados têm apostado fortemente que a resposta do Fed às tarifas será uma série de cortes de juros a partir do próximo mês.

(Por Ann Saphir)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.