Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do Fed de Richmond diz que BC está 'em posição' de responder a riscos caso necessário

Placeholder - loading - Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, durante evento em Nova York, EUA 08/02/2024 REUTERS/Brendan McDermid
Presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, durante evento em Nova York, EUA 08/02/2024 REUTERS/Brendan McDermid

Publicada em  

(Reuters) - Com a inflação próxima da meta de 2%, o mercado de trabalho resiliente e o banco central dos Estados Unidos em um ciclo de redução da taxa de juros, os membros do Federal Reserve estão prontos para reagir caso as pressões inflacionárias aumentem ou o mercado de trabalho enfraqueça, disse o presidente do Fed de Richmond, Thomas Barkin, nesta terça-feira.

'Um consumidor forte, porém mais seletivo, aliado a uma força de trabalho mais produtiva e mais valorizada, colocou a economia em uma boa posição', disse Barkin em comentários preparados para serem apresentados no Baltimore Together Summit, em Maryland.

Esse cenário tem permitido que o Fed reduza a taxa de juros, que estava 'fora de sincronia' com o restante da economia.

Os comentários de Barkin são os primeiros desde o corte de 25 pontos-base na taxa do Fed na semana passada, que levou os juros para a faixa de 4,50% a 4,75%, no que ele disse ser uma recalibração da política monetária para 'níveis um pouco menos restritivos'.

O que o Fed fará a partir de agora, acrescentou Barkin, dependerá do comportamento das empresas - se elas se sentirem mais confortáveis em relação ao futuro, agora que os juros têm caído e a eleição presidencial dos EUA está no passado, ou se elas mantiverem seus 'manuais de recessão' e responderem ao poder limitado de fixação de preços com demissões.

Além disso, há cenários mais extremos, disse ele, incluindo o potencial de turbulência nos mercados financeiros e choques na economia, seja por motivos geopolíticos ou outros.

'O Fed está em posição de responder adequadamente, independentemente da evolução da economia', disse Barkin.

(Por Ann Saphir)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.