Presidente do Peru nomeia advogado Eduardo Arana como novo primeiro-ministro
Presidente do Peru nomeia advogado Eduardo Arana como novo primeiro-ministro
Reuters
14/05/2025
LIMA (Reuters) - A presidente do Peru, Dina Boluarte, nomeou nesta quarta-feira o advogado Eduardo Arana como novo primeiro-ministro, após uma reformulação parcial do gabinete devido a críticas sobre o aumento da criminalidade e o recente assassinato de 13 trabalhadores mineiros.
Arana, que ocupava o cargo de ministro da Justiça, substituiu Gustavo Adrianzén após sua renúncia na terça-feira, às vésperas de um esperado voto de desconfiança contra ele no Congresso, em um novo episódio que ressalta a contínua turbulência política no país andino.
Ao nomear Arana, a presidente Boluarte ratificou a maior parte de seu gabinete, incluindo o ministro da Economia, Raúl Pérez, que assumiu na terça-feira o lugar de José Salardi, que ocupou a pasta por apenas três meses.
As mudanças ocorrem em um momento em que a popularidade de Boluarte, que assumiu o cargo no final de 2022 após a destituição do presidente anterior, caiu para mínimos históricos. Uma pesquisa da Ipsos divulgada esta semana disse que o apoio à sua administração caiu de 3% em abril para 2%.
O Peru, com uma alta rotatividade de ministros, teve seis presidentes desde 2018 devido a renúncias ou destituições.
(Reportagem de Marco Aquino)
Reuters