Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Presidente do Santander alerta para incerteza gerada por tensão comercial

Placeholder - loading - Presidente do Santander, Ana Botín REUTERS/Violeta Santos Moura
Presidente do Santander, Ana Botín REUTERS/Violeta Santos Moura

Publicada em  

Por Jesús Aguado

MADRI (Reuters) - A presidente-executiva do Santander, Ana Botin, alertou nesta sexta-feira sobre a incerteza causada pelas tarifas de importação dos Estados Unidos, mas que o banco espanhol mantém previsão de ter resultado melhor em 2025 mesmo com os mercados preocupados com uma rápida desaceleração econômica global.

'Embora estejamos monitorando as implicações dos recentes anúncios de tarifas nos EUA, é em tempos desafiadores que o valor de nossa diversificação se torna mais evidente. Nossa diversificação atua como um estabilizador em um ambiente global incerto', dirá Botin em uma assembleia anual de investidores do banco segundo comentários obtidos pela Reuters.

As ações dos bancos despencaram nos últimos dois dias e o índice do setor bancário europeu recuou mais de 10% nesta sexta-feira. Os bancos com grandes exposições nos EUA, como o Santander e o Barclays, estão entre os que mais caíram.

'Nossos mercados continuam resistentes. Os dados de emprego - que são a pedra angular da qualidade dos ativos - são muito bons', dirá Botín.

O Santander está expandindo sua presença nos EUA, seu quinto maior mercado, onde o lucro líquido em 2024 aumentou 19%, chegando a 1,11 bilhão de euros.

O Santander, como outros bancos, tem se beneficiado de taxas de juros mais altas, mas o crescimento em seus principais mercados latino-americanos, que incluem o Brasil, lhe deu uma vantagem sobre os rivais mais dependentes da Europa.

O banco disse que continuou a conquistar clientes e a melhorar a eficiência no primeiro trimestre e que está no caminho certo para atingir metas de receita, lucratividade e capital para o ano.

O banco antecipou que, no primeiro trimestre, seu índice de retorno sobre o patrimônio líquido, após o impacto dos instrumentos de capital adicional de Nível 1 (AT1), subiu para 15,7%, em comparação com 15,5% no final de 2024. Para todo o ano de 2025, o Santander espera um indicador de cerca de 16,5%, disse um porta-voz do banco.

O Santander tem como meta para 2025 receita de cerca de 62 bilhões de euros, depois de terminar 2024 com um lucro recorde.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

  1. Home
  2. noticias
  3. presidente do santander …

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.