Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Presidente republicano da Câmara dos Deputados dos EUA não vê caminho para terceiro mandato de Trump

Presidente republicano da Câmara dos Deputados dos EUA não vê caminho para terceiro mandato de Trump

Reuters

28/10/2025

Placeholder - loading - Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, durante entrevista coletiva na sede do Congresso dos EUA, em Washington 27/10/2025 REUTERS/Kylie Cooper
Presidente da Câmara dos Deputados dos EUA, Mike Johnson, durante entrevista coletiva na sede do Congresso dos EUA, em Washington 27/10/2025 REUTERS/Kylie Cooper

WASHINGTON (Reuters) - O presidente da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos, o republicano Mike Johnson, disse nesta terça-feira que discutiu os limites da Constituição dos EUA com o presidente norte-americano, Donald Trump, e que não havia tempo suficiente para alterar o documento fundador do país para permitir a Trump um terceiro mandato na Casa Branca.

Trump, 79 anos, também do Partido Republicano, recusou-se na segunda-feira a dizer definitivamente que não buscará um terceiro mandato, mantendo vivas as especulações sobre como ele poderia tentar estender seu tempo no cargo.

'Tem sido uma ótima gestão. Mas acho que o presidente conhece, e ele e eu conversamos sobre isso, as restrições da Constituição', disse Johnson a repórteres no Capitólio, a sede do Congresso dos EUA, acrescentando que ele havia conversado com Trump há uma hora, durante a viagem do presidente à Ásia.

'Não vejo uma maneira de alterar a Constituição, porque leva cerca de 10 anos para fazer isso, como todos vocês sabem, para permitir que todos os Estados ratifiquem... o que dois terços da Câmara e três quartos dos Estados aprovariam', disse ele.

'Não vejo caminho para isso.'

Os aliados de Trump, incluindo Steve Bannon, citaram planos para testar o limite de dois mandatos estabelecido na 22ª Emenda da Constituição dos EUA. Trump tem falado publicamente sobre isso em comícios e vende bonés 'Trump 2028', referindo-se ao ano da próxima eleição presidencial.

'Ele se diverte com isso, 'trollando' os democratas, cujos cabelos estão em chamas com a perspectiva' de outro mandato de Trump, disse Johnson. O mandato atual de Trump termina em janeiro de 2029.

Na segunda-feira, Trump também apontou o vice-presidente JD Vance e o secretário de Estado, Marco Rubio, como 'ótimas pessoas' que poderiam concorrer à Presidência em 2028.

(Reportagem de Susan Heavey)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.