Primeiro veículo elétrico avaliado pela Latin NCAP decepciona
JAC EJS1 ganha zero estrelas em avaliação de segurança de passageiros
Fabian Noda
14/08/2023
Na última rodada de testes de impacto realizados em 2022, pelo Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe (Latin NCAP), o modelo EJS1, da fabricante chinesa JAC Motors, recebeu nota zero no teste de segurança. Na época, o desempenho frustante acionou uma alerta para montadora e despertou a curiosidade: carros elétricos são realmente mais seguros?
Bom, vale ressaltar que os testes são fiéis aos mesmos protocolos de avaliação, independente do tipo de motorização. No entanto, é fato que o risco de choques elétricos e os sistemas de corte de bateria devem ser considerados e analisados pelo Programa. E o sistema de corte de emergência do JAC EJS1, em específico, não funcionou durante os testes de colisão.
Mesmo assim, os problemas de segurança não ficaram restritos à iminência de descargas elétricas, tampouco ao gênero do motor - elétrico ou a combustão interna. Na real, de acordo com a própria Latin NCAP, o veículo apresenta uma “estrutura instável”, que pouco protege os pés, o pescoço e o tórax do motorista, podendo implicar em uma “alta probabilidade de ferimentos com risco de vida”.
Além disso, o modelo conta, apenas, com um par de airbags frontais - o mínimo exigido por lei para circulação e comercialização do automóvel. Assim, não oferece, por exemplo, frenagem autônoma de emergência (AEB), airbags laterais para a cabeça ou nenhuma certificação de desempenho estrutural no impacto traseiro.
De acordo com o Secretário Geral do Latin NCAP, Alejandro Furas, os resultados provam que veículos elétricos não garantem necessariamente uma maior segurança ao dirigir.
"O Latin NCAP está muito preocupado com o resultado da JAC e com a falta de resposta do fabricante. Este resultado provou estar errado o mito de que os consumidores geralmente associam veículos elétricos a veículos de alta tecnologia e mais seguros, e reafirma que – como qualquer outro veículo – eles devem ser avaliados quanto à segurança”.
O jornalismo da Antena entrou em contato com a gerente de comunicação da JAC no México, para ouvir um posicionamento da marca sobre a respectiva avaliação, mas não obteve retorno.
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