Primeiros sons do Universo serão ouvidos por radiotelescópio
O dispositivo teve suas três antenas abertas após um bom tempo navegando no espaço
Bruna Valle
06/12/2019
Um novo capítulo na história da conquista espacial está para ser escrito dentro de mais alguns dias. A sonda chinesa Chang’e-4 se prepara para o próximo passo, após o feito de pousar no ‘lado oculto’ da Lua em janeiro deste ano.
Apesar da dificuldade em enviar sinais e dados, justamente por estar fixada na parte mais ‘escura’ da Lua, os caminhos que estão por vir, devem facilitar a audição dos primeiros ‘sons’ do Universo, algo realmente magnífico.
A próxima fase de testes comporta a ativação do radiotelescópio NCLE, uma espécie de explorador de baixa frequência, com origem holandesa-chinesa. O dispositivo teve suas três antenas abertas após um bom tempo navegando no espaço - cerca de um ano e meio - e que agora estão aptas a transmitir dados de radioastronomia.
O radiotelescópio NCLE vai receber e gravar sinais de rádio, ainda que fracos, dos momentos iniciais do universo, sinais que foram gerados logo após a explosão (Big Ben) que deu origem ao Universo, também conhecido como período da Idade das Trevas.
O estudo final destes primeiros sons pode esclarecer dados curiosos como o período de duração da noite na Lua, cerca de duas semanas.
O sucesso da missão Chang’e-4 está nas mãos de uma grande equipe, e Marc Klein Wolt comanda o ‘time holandês’. Ele também é o diretor da Radboud Radio Lab, e afirma que já foram captados quase 1 bilhão de sinais sonoros até agora.