Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

CORREÇÃO-Príncipe herdeiro saudita não participará da cúpula do Brics na Rússia

CORREÇÃO-Príncipe herdeiro saudita não participará da cúpula do Brics na Rússia

Reuters

10/10/2024

Placeholder - loading - Mohammed Bin Salman em Riad  18/9/2024   Divulgação via REUTERS
Mohammed Bin Salman em Riad 18/9/2024 Divulgação via REUTERS

Atualizada em  14/10/2024

MOSCOU (Reuters) - O príncipe herdeiro saudita, Mohammed bin Salman, não deverá comparecer à cúpula do Brics, realizada pela Rússia no final deste mês, de acordo com o Kremlin, que disse que o maior exportador de petróleo do mundo será representado pelo ministro das Relações Exteriores do reino.

O Brics, originalmente formado por Brasil, Rússia, Índia e China, expandiu-se nos últimos anos para incluir África do Sul, Egito, Etiópia, Irã, Emirados Árabes Unidos e Arábia Saudita.

O assessor de política externa do presidente Vladimir Putin, Yuri Ushakov, disse que nove dos dez países membros do Brics enviariam seus líderes, mas a Arábia Saudita mandará seu ministro das Relações Exteriores, o príncipe Faisal bin Farhan Al Saud, para a cúpula na cidade russa de Kazan.

Ele não informou o motivo da esperada ausência do príncipe herdeiro, conhecido como MbS.

Ushakov disse que 'o Brics é uma estrutura que não pode ser ignorada'.

Ele afirmou que os membros do Brics representam 45% da população mundial, cerca de 40% da produção de petróleo e cerca de um quarto das exportações globais de bens.

O termo Bric foi cunhado pelo economista Jim O'Neill, do Goldman Sachs, em 2003, para descrever como as quatro economias em ascensão, Brasil, Rússia, Índia e China, provavelmente iriam rivalizar e ultrapassar muitas das principais economias do Ocidente no próximo meio século.

Nas duas décadas que se passaram desde então, o grupo se formou em uma estrutura oficial, embora seu peso econômico seja composto em grande parte pela China, a segunda maior economia do mundo, e os críticos digam que os principais membros do grupo têm objetivos contraditórios.

(Reportagem de Vladimir Soldatkin)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.