Processo da Tesla diz que ex-engenheiro roubou segredos para montar startup de robótica
Processo da Tesla diz que ex-engenheiro roubou segredos para montar startup de robótica
Reuters
12/06/2025
Por Blake Brittain
(Reuters) - A Tesla processou um de seus ex-engenheiros e sua startup em um tribunal federal da Califórnia, acusando-os de roubar segredos comerciais relacionados ao seu projeto Optimus para construir um negócio concorrente no desenvolvimento de mãos robóticas.
A ação judicial apresentada na quarta-feira diz que Jay Li pegou arquivos confidenciais da Tesla antes de deixar a empresa e os usou para permitir que sua startup Proception 'encurtasse o processo típico de desenvolvimento' de mãos robóticas.
'Por meio do furto de Li, a ré Proception supostamente conseguiu em questão de meses o que a Tesla levou mais de quatro anos, centenas de funcionários e bilhões de dólares para conseguir', afirmou a denúncia.
Os porta-vozes da Proception, além de advogados e porta-vozes da Tesla, não responderam de imediato a pedidos feitos nesta quinta-feira para comentar o processo.
A Tesla disse na acusação que havia dedicado 'recursos extraordinários' ao desenvolvimento do Optimus, um robô humanoide movido por inteligência artificial. O processo diz que Li trabalhou na equipe de sensores do Optimus de 2022 a 2024.
A Tesla alegou que Li baixou arquivos confidenciais relacionados à pesquisa de movimento robótico da mão do Optimus antes de deixar a empresa no ano passado, apesar de não estar mais trabalhando nas mãos do Optimus na época.
O processo alega que Li fundou a Proception seis dias após deixar a Tesla e que a startup divulgou sua capacidade de construir mãos robóticas cinco meses depois. As mãos da Proception têm 'semelhanças impressionantes' com as da Tesla, de acordo com o processo.
Tesla solicitou uma quantia não especificada de danos monetários e uma ordem judicial para impedir Li e a Proception de usar indevidamente seus segredos comerciais.
Reuters