Procon Paulistano notifica Enel por falta de luz após chuvas
Concessionária tem 72 horas para explicar demora na retomada do fornecimento
Redação
24/09/2025
O Procon Paulistano notificou a Enel Brasil, concessionária responsável pela distribuição de energia elétrica na cidade de São Paulo, para que explique falhas no fornecimento registradas desde a tarde de segunda-feira (22), quando a capital foi atingida por uma forte chuva acompanhada de rajadas de vento de quase 100 km/h. A empresa tem 72 horas para se manifestar sobre a falta de medidas efetivas de redução de danos e a demora na retomada do serviço.
“O órgão acompanha de perto a situação, que se repete a cada período de chuvas, sempre com as mesmas justificativas apresentadas pela empresa e sem a adoção de medidas concretas para minimizar os impactos”, afirmou em nota a Secretaria Especial de Comunicação da Prefeitura de São Paulo.
Na notificação, o Procon Paulistano pede dois documentos: um plano de contingência atualizado, com medidas para enfrentar eventos climáticos extremos, e um demonstrativo de investimentos, detalhando ações, obras, tecnologias e aportes financeiros feitos no último ano.
A Enel informou que, até as 6h desta quarta-feira (24), o fornecimento de energia elétrica já havia sido restabelecido para 97% dos clientes afetados. A empresa disse que mobiliziou mais de 1.300 equipes para agilizar o atendimento das ocorrências.
Redação

