Produção manufatureira dos EUA aumenta em junho
Produção manufatureira dos EUA aumenta em junho
Reuters
16/07/2025
WASHINGTON (Reuters) - A produção nas fábricas dos Estados Unidos aumentou em junho, uma vez que a queda na fabricação de veículos automotores foi continue afetado pelas tarifas sobre as importações.
A produção manufatureira subiu 0,1% no mês passado, após um aumento revisado para cima de 0,3% em maio, informou o Federal Reserve nesta quarta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que a produção permaneceria inalterada após um ganho de 0,1% relatado anteriormente em maio. Na comparação anual, houve alta de 0,8% em junho.
Ela cresceu a uma taxa anualizada de 2,1% no segundo trimestre, depois de expandir a um ritmo de 3,7% no trimestre de janeiro a março.
As tarifas agressivas do presidente Donald Trump, incluindo um imposto de 50% sobre o aço e o alumínio, bem como um imposto de 25% sobre veículos automotores e peças, continuaram a ofuscar a manufatura, que responde por 10,2% da economia dos EUA.
Na semana passada, Trump anunciou que tarifas mais altas entrarão em vigor em 1º de agosto para as importações de vários países, incluindo México, Japão, Canadá e Brasil, além da União Europeia.
Trump defendeu as tarifas como necessárias para reavivar a base industrial dos EUA, mas economistas dizem que isso não pode ser feito em um curto período de tempo, citando os altos custos de produção e mão de obra como um dos desafios.
A produção de veículos automotores e peças caiu 2,6% no mês passado, depois de ter avançado 4,6% em maio. A produção aeroespacial e de equipamentos de transporte diversos aumentou 1,6%, enquanto a produção de metais primários cresceu 3,1%.
A produção de bens duráveis ficou inalterada, enquanto a de bens não duráveis aumentou 0,3%, impulsionada por uma alta de 2,9% em produtos de petróleo e carvão.
A produção de mineração caiu 0,3%, depois de ter subido 0,1% no mês anterior. A produção de serviços públicos avançou 2,8%, já que uma onda de calor em todo o país aumentou a demanda por ar condicionado. Isso ocorreu depois de uma queda de 2,5% em maio.
A produção industrial geral cresceu 0,3% depois de ficar inalterada por dois meses consecutivos, chegando a uma alta de 0,7% na base anual.
(Reportagem de Lucia Mutikani)
Reuters