Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Produção manufatureira dos EUA tem alta inesperada em dezembro

Produção manufatureira dos EUA tem alta inesperada em dezembro

Reuters

16/01/2026

Placeholder - loading - Fábrica da Nucor em Blytheville, EUA 28/03/2025.  REUTERS/Karen Pulfer Focht
Fábrica da Nucor em Blytheville, EUA 28/03/2025. REUTERS/Karen Pulfer Focht

WASHINGTON, 16 Jan (Reuters) - A produção nas ⁠fábricas dos Estados Unidos aumentou inesperadamente em dezembro, em meio a uma alta na fabricação de metais primários que compensou o declínio nas fábricas de montagem de veículos automotores, mas a atividade contraiu no quarto trimestre tendo como pano de fundo os desafios das tarifas de importação.

A produção manufatureira aumentou 0,2% no mês passado, após ​um ganho revisado para cima ⁠de ⁠0,3% em novembro, informou o Federal Reserve nesta sexta-feira. Economistas consultados pela Reuters previam que a produção do setor, que responde por 10,1% da economia, cairia 0,2%, depois de uma leitura inalterada ‌em novembro relatada anteriormente.

Em dezembro, a produção nas fábricas ​aumentou 2,0% em uma base ‌anual. Mas ​caiu a ​uma taxa anualizada de 0,7% no quarto trimestre, depois de crescer a um ritmo de 2,8% no terceiro trimestre. ​O setor de manufatura foi prejudicado pelas tarifas de importação do presidente Donald Trump, que ele ironicamente defendeu como necessárias para restaurar uma base industrial doméstica em declínio há muito tempo.

A produção de metais primários aumentou 2,4%. Também houve altas consideráveis na produção de equipamentos elétricos, eletrodomésticos e componentes, bem como no setor aeroespacial e de transportes diversos. No entanto, a produção de veículos automotores caiu 1,1%, diminuindo pelo quarto mês ⁠consecutivo.

A produção de mineração caiu 0,7%, depois de ter ‌avançado 1,7% no mês ⁠anterior. As temperaturas frias aumentaram a demanda por aquecimento, elevando a produção de serviços públicos em 2,6% ‍em dezembro, após queda de 0,3% em novembro.

A produção industrial geral cresceu ​0,4%, ‌depois de um ganho semelhante em novembro.

(Reportagem de Lucia Mutikani)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.