Projeto prevê uso de IA para corrigir lições em escolas de SP
Expectativa é que a tecnologia amplie o número de questões dissertativas sem sobrecarregar os professores
Redação, com informações da Agência SP
20/05/2025
O Governo de São Paulo anunciou um projeto-piloto que prevê o uso de inteligência artificial na correção das lições de casa dos alunos da rede estadual de ensino. De acordo com a Secretaria da Educação (Seduc-SP), objetivo é ampliar o acesso dos estudantes à resolução de questões dissertativas e apoiar os professores.
A tecnologia será utilizada em 5% das atividades das turmas do 8º ano do Ensino Fundamental e da 1ª série do Ensino Médio na plataforma TarefaSP. Inicialmente, a correção automatizada será aplicada às disciplinas de língua portuguesa, matemática, ciências, química, física, geografia e história. A avaliação não terá impacto na nota durante o período experimental.
“Com o assistente de correção por IA, conseguimos ampliar o número de questões dissertativas na TarefaSP, sem onerar os professores com as correções. Do contrário, seriam milhões de atividades a mais a serem conferidas pelos professores, o que dificultaria a correção”, explicou o secretário da Educação, Renato Feder.
IA da TarefaSP
As questões propostas na ferramenta TarefaSP são disponibilizadas de acordo com o conteúdo lecionado pelo professor em sala de aula. No caso das questões dissertativas, quando o estudante finaliza uma tarefa específica, o assistente de correção por IA compara a resposta do estudante com a resolução esperada, elaborada pelo time de especialistas da Seduc-SP.
Em todas as situações, o estudante pode avaliar o comentário que recebeu. Todos os professores têm acesso aos exercícios e podem incluir comentários.
Redação, com informações da Agência SP