Putin declara cessar-fogo unilateral na guerra contra Ucrânia na Páscoa
Publicada em
Atualizada em
(Reuters) - O presidente russo, Vladimir Putin, declarou um cessar-fogo unilateral de Páscoa na guerra contra a Ucrânia, ordenando que suas forças suspendessem as hostilidades às 18h no horário de Moscou, no sábado, até o final do domingo.
O presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, disse que as unidades de defesa aérea ucranianas estavam repelindo um ataque de drones russos no sábado e afirmou que isso mostra a verdadeira atitude de Moscou em relação à Páscoa e à vida das pessoas.
'Com base em considerações humanitárias (...) o lado russo anuncia uma trégua de Páscoa. Eu ordeno a interrupção de todas as atividades militares nesse período', disse Putin ao seu chefe militar, Valery Gerasimov, em reunião no Kremlin.
'Presumimos que a Ucrânia seguirá nosso exemplo. Ao mesmo tempo, nossas tropas devem estar preparadas para repelir possíveis violações da trégua e provocações do inimigo, quaisquer ações agressivas', acrescentou Putin.
Putin disse a Gerasimov neste sábado que a Rússia acolheu os esforços dos EUA, da China e países do Brics para encontrar uma solução pacífica para o conflito.
O Ministério da Defesa da Rússia disse que havia dado instruções sobre o cessar-fogo a todos os comandantes de grupos na área da 'operação militar especial', o termo do Kremlin para a guerra.
As tropas russas irão aderir ao cessar-fogo desde que ele seja 'mutuamente respeitado' pela Ucrânia, disse o ministério em um comunicado.
(Reportagem de Lucy Papachristou)
Escrito por Reuters
SALA DE BATE PAPO