Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Quase 50 democratas dizem não a IA não autorizada no governo Trump

Placeholder - loading - O Capitólio dos EUA em Washington 04/04/2025 REUTERS/Leah Millis
O Capitólio dos EUA em Washington 04/04/2025 REUTERS/Leah Millis

Publicada em  

Por Jeffrey Dastin

(Reuters) - Membros do Congresso norte-americano pediram ao governo do presidente Donald Trump que pare de utilizar qualquer sistema de inteligência artificial não autorizado para reduzir os gastos do governo, de acordo com uma carta enviada na quarta-feira.

Quase 50 democratas da Câmara dos Deputados dos Estados Unidos assinaram a carta, vista pela Reuters, expressando preocupação com o uso da IA pelo Departamento de Eficiência Governamental (Doge, da sigla em inglês).

Trump o criou o departamento e encarregou o bilionário Elon Musk de comandá-lo com o objetivo de reduzir o que eles dizem ser desperdício, fraude e abuso na burocracia federal.

Embora os democratas tenham reconhecido o potencial da IA para modernizar o governo dos EUA, eles levantaram preocupações sobre o monitoramento de funcionários e o acesso a dados confidenciais pelo Doge e suas tecnologias de inteligência artificial.

'Isso apresenta sérios riscos de segurança... e possível responsabilidade criminal se não for tratado corretamente, e tem o potencial de prejudicar a adoção bem-sucedida e apropriada da IA', disse a carta, encabeçada pelos deputados Donald Beyer, Mike Levin e Melanie Stansbury.

Autoridades de Trump disseram que a IA está sendo usada para procurar comunicações de trabalhadores considerados hostis ao governo, e o Doge utiliza a tecnologia Grok AI da startup xAI de Musk, informou a Reuters na semana passada.

O Escritório de Gestão e Orçamento da Casa Branca (OMB, da sigla em inglês), destinatário da carta dos democratas, não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA, da sigla em inglês) havia dito anteriormente que busca uma IA para tornar a EPA mais eficiente, mas não a estava usando para 'decisões de pessoal em conjunto com o Doge'.

Os democratas da Câmara disseram na carta que o governo deveria encerrar o uso de quaisquer sistemas de IA que não tenham passado por processos formais de avaliação, como o

Programa Federal de Gestão de Riscos e Autorizações (FedRAMP), ou que não atendam a requisitos legais existentes.

Em particular, eles questionaram o OMB sobre o fato de o governo ter usado a tecnologia desenvolvida pela xAI de Musk. Os democratas também solicitaram um relato dos novos softwares implantados pelo governo Trump, além de informações sobre como essas ferramentas cumpriram determinadas leis e se contavam com autorizações.

A carta alerta para possíveis conflitos de interesse, que, segundo os democratas, tornariam-se 'exponencialmente piores se Musk buscar mais contratos para se tornar um importante fornecedor de serviços de IA do governo'.

Como funcionário especial do governo, Musk não pode se envolver em atividades federais que beneficiariam suas empresas, segundo as leis de ética.

Ele não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

O governo Trump emitiu diretrizes neste mês para agilizar a aquisição e a adoção da IA no setor público, ao mesmo tempo em que exige que as agências controlem os perigos associados a usos de alto risco da tecnologia como em contratações e demissões.

(Reportagem de Jeffrey Dastin em San Francisco e Marisa Taylor em Washington)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.