Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Quase 90% dos alemães temem interferência estrangeira nas eleições, mostra pesquisa

Quase 90% dos alemães temem interferência estrangeira nas eleições, mostra pesquisa

Reuters

06/02/2025

Placeholder - loading - Cartazes sobre eleição em Munique  6/2/2025   REUTERS/Angelika Warmuth
Cartazes sobre eleição em Munique 6/2/2025 REUTERS/Angelika Warmuth

BERLIM (Reuters) - Quase 90% dos alemães acreditam que agentes estrangeiros, principalmente da Rússia e dos Estados Unidos, estão tentando influenciar as próximas eleições nacionais por meio de rede social, segundo uma pesquisa realizada na quinta-feira.

A associação do setor Bitkom realizou uma pesquisa representativa com mais de 1.000 eleitores no mês passado, que revelou que 45% dos entrevistados acreditam que a Rússia está na vanguarda das tentativas de manipulação, seguida de perto pelos Estados Unidos, com 42%, e bem à frente da China, com 26%, e da Europa Oriental, com 8%.

Para cerca de dois terços (69%) dos eleitores, a Internet é uma fonte importante de informações sobre as eleições marcadas para 23 de fevereiro, mas as conversas com amigos e familiares continuam a ser mais importantes, com 82%. A televisão, com 76%, ainda desempenha um papel importante, especialmente para pessoas com mais de 75 anos.

Cerca de 80% dos entrevistados pediram que o próximo governo faça da política digital uma de suas prioridades e 71% foram a favor da criação de um novo ministério digital independente, segundo a Bitkom.

'O novo ministério digital tem que ser equipado com todos os direitos e recursos necessários, precisa de seu próprio orçamento e de uma provisão digital para novas leis e projetos', disse o presidente da Bitkom, Ralf Wintergerst, em uma entrevista coletiva.

(Reportagem de Christian Kraemer)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.