Quem já teve dengue pode estar protegido contra o zika
Um novo estudo encontrou relação entre as duas doenças.
Letícia Furlan
08/02/2019
Um estudo recente sugeriu que pessoas que já tiveram dengue poderiam correr um riso menor de serem infectadas pelo vírus do Zika. Ele foi publicado na revista "Science" e liderado pelo médico brasileiro Ernesto T.A. Marques, da Universidade de Pittsburgh, nos Estados Unidos.
"Nós identificamos que pessoas com altos níveis de anticorpos contra a dengue eram menos propensas a serem infectados pelo zika do que as pessoas com baixos níveis de anticorpos anti-dengue. Isso sugere que pessoas expostas várias vezes à dengue podem desenvolver proteção parcial contra o zika", explica.
Isso quer dizer que é possível que uma vacina contra a dengue pudesse oferecer, mesmo que temporariamente, alguma proteção contra o zika. Segundo Marques, no entanto, isso ainda precisa ser provado.
Atualmente, existe vacina contra a dengue disponível no Brasil, mas ela não deve ser aplicada em pessoas que nunca tiveram a doença. A Dengvaxia, fabricada pelo laboratório francês Sanofi Pasteur, é o único imunizante do tipo com registro por aqui e é aplicada somente na rede privada de saúde.
O estudo também fornece evidências de que a epidemia de Zika no país diminuiu porque pessoas suficientes adquiriram imunidade para reduzir a eficiência da transmissão.
Para ler mais notícias, curta a página Antena 1 News no Facebook!