Banner A1 Ads - Hero Banner
Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Reino Unido apoiou missão dos EUA de apreender petroleiro de bandeira russa, diz Ministério da Defesa

Reino Unido apoiou missão dos EUA de apreender petroleiro de bandeira russa, diz Ministério da Defesa

Reuters

07/01/2026

Placeholder - loading - Aeronaves C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA estacionadas na base aérea da RAF em Fairford, Reino Unido 07/01/2026 REUTERS/Toby Melville
Aeronaves C-17 Globemaster III da Força Aérea dos EUA estacionadas na base aérea da RAF em Fairford, Reino Unido 07/01/2026 REUTERS/Toby Melville

LONDRES, 7 Jan (Reuters) - O Reino ⁠Unido forneceu apoio aos Estados Unidos em sua operação para apreender um petroleiro de bandeira russa no Atlântico Norte, informou o Ministério da Defesa nesta quarta-feira.

Os EUA apreenderam o petroleiro -- que estava sendo escoltado por um submarino russo -- nesta quarta-feira, depois de persegui-lo por mais de duas semanas pelo Atlântico como parte dos ​esforços de Washington para ⁠bloquear as ⁠exportações de petróleo da Venezuela.

O Reino Unido disse que suas Forças Armadas deram 'apoio operacional pré-planejado, incluindo bases' após um pedido de assistência dos EUA.

Segundo o Reino Unido, uma embarcação militar ‌forneceu apoio às forças dos EUA que perseguiam ​o petroleiro, e a Força ‌Aérea Real ​forneceu apoio ​de vigilância aérea.

O secretário de Defesa, John Healey, disse que a operação teve como alvo um navio 'com um ​histórico nefasto' ligado a redes de evasão de sanções russas e iranianas.

'Essa ação fez parte dos esforços globais para reprimir a evasão de sanções', disse ele em um comunicado.

Ele acrescentou que os EUA são o parceiro de defesa e segurança mais próximo do Reino Unido: 'A profundidade de nosso relacionamento de defesa com os EUA é uma parte essencial de nossa segurança, e a operação de hoje, ⁠executada com perfeição, mostra como isso funciona bem na ‌prática'.

O petroleiro Bella-1, agora ⁠renomeado Marinera, foi sancionado pelos EUA de acordo com suas sanções contra o Irã, informou o ‍governo britânico.

A declaração do Ministério da Defesa disse que o apoio foi ​fornecido 'em ‌total conformidade com a lei internacional'.

(Reportagem de William James)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.