Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1

Reino Unido lança plano de 10 anos para salvar serviço de saúde em crise

Reino Unido lança plano de 10 anos para salvar serviço de saúde em crise

Reuters

02/07/2025

Placeholder - loading - Primeiro-ministro britânico faz pronunciamento no Parlamento 26/06/2025 ©House of Commons/Divulgação via REUTERS
Primeiro-ministro britânico faz pronunciamento no Parlamento 26/06/2025 ©House of Commons/Divulgação via REUTERS

LONDRES (Reuters) - O primeiro-ministro britânico, Keir Starmer, lançará na quinta-feira uma estratégia de 10 anos para salvar um Serviço Nacional de Saúde (NHS, na sigla em inglês) que ele diz estar crise, com planos de aliviar a carga dos hospitais sobrecarregados e oferecer atendimento mais próximo das casas das pessoas.

O NHS, administrado pelo Estado e financiado com recursos públicos, tem lutado para se recuperar do impacto da Covid-19, enfrentado crises anuais de inverno e várias ondas de greves, e atualmente relata longos atrasos em procedimentos eletivos.

Starmer alertou anteriormente que o NHS precisa 'ser reformado ou morrer' e prometeu uma revisão do sistema que gerenciaria os custos crescentes de cuidar de uma população envelhecida sem aumentar os impostos.

Em um comunicado, Starmer disse que seu Partido Trabalhista herdou um sistema de saúde em crise quando assumiu o cargo há um ano, mas que o plano 'fundamentalmente reformularia e prepararia o serviço para o futuro'.

O plano inclui o estabelecimento de novos centros de saúde, reunindo uma gama mais ampla de serviços em um único local. O governo disse que isso liberaria os hospitais do 'eterno combate a incêndios' e reduziria as listas de espera.

Depois de um primeiro ano conturbado no governo, marcado por cortes impopulares de gastos -- e, em alguns casos, seguidos de reversões dispendiosas de políticas --, a assistência médica é uma área em que o partido de Starmer pode reivindicar algum sucesso.

O partido realizou 4 milhões de consultas extras -- o dobro de sua meta para o primeiro ano -- e reduziu as listas de espera para um mínimo de dois anos. Starmer disse que o NHS não poderia ser consertado da noite para o dia, mas que seu governo 'já estava mudando a maré de anos de declínio'.

No entanto, o governo continua em um impasse com o setor farmacêutico sobre o preço dos medicamentos e também enfrenta uma possível nova greve de profissionais de saúde.

(Reportagem de Alistair Smout)

Reuters

Compartilhar matéria

Mais lidas da semana

 

Carregando, aguarde...

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.