Representante dos EUA se reúne com mineradoras no Brasil e discute terras raras, dizem fontes
Representante dos EUA se reúne com mineradoras no Brasil e discute terras raras, dizem fontes
Reuters
28/10/2025
Atualizada em 28/10/2025
Por Lisandra Paraguassu e Marta Nogueira
BRASÍLIA/SALVADOR (Reuters) -O encarregado de negócios dos Estados Unidos no Brasil, Gabriel Escobar, teve reuniões com mineradoras durante evento do setor em Salvador nesta terça-feira e debateu terras raras, disseram três fontes com conhecimento do assunto.
As terras raras estão entre os temas que podem ser colocados na mesa das negociações comerciais entre EUA e Brasil, em conversas que visam a retirada das tarifas impostas pelo governo Donald Trump a produtos brasileiros.
A reunião indicou ainda como os EUA estão se movimentando para buscar fornecedores alternativos à China, em meio a disputas comerciais com o país asiático dominante no mercado de terras raras, disse uma das fontes, que pediu para não ser identificada.
Segundo essa fonte, que participou do encontro, o representante de negócios dos EUA conversou sobre parcerias que poderiam ser feitas entre empresas norte-americanas com aquelas que operam no Brasil, no desenvolvimento da exploração e da produção de terras raras.
O Brasil tem vastas reservas para serem desenvolvidas, mas uma produção pequena desses minerais estratégicos, que são matérias-primas essenciais para a fabricação de equipamentos de alta tecnologia.
Uma das fontes afirmou que a mineradora St George Mining, que tem projeto de produzir terras raras e nióbio em Minas Gerais, participou do encontro com o representante comercial dos EUA.
As fontes confirmaram reportagem publicada mais cedo pela CNN Brasil sobre o encontro de Escobar com as mineradoras.
O diretor de Assuntos Minerários do Instituto Brasileiro de Mineração (Ibram), Julio Nery, confirmou que Escobar está no evento realizado esta semana e tem conversado com representantes do segmento, mas ele não entrou em detalhes sobre os assuntos tratados.
'Ele (Escobar) já esteve em reunião com o Ibram três ou quatro vezes... e pediu uma agenda para conversar com o Raul Jungmann (presidente do Ibram) na Exposibram', disse Nery, sem detalhar.
(Por Lisandra Paraguassu e Marta Nogueira; texto de Roberto Samora; edição de Pedro Fonseca)
Reuters

