Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

República Dominicana fechará fronteira com Haiti a partir da manhã de sexta-feira

Placeholder - loading - Membros do Exército da República Dominicana guardam ponte de fronteira com o Haiti 08/07/2021 REUTERS/Ricardo Rojas
Membros do Exército da República Dominicana guardam ponte de fronteira com o Haiti 08/07/2021 REUTERS/Ricardo Rojas

Publicada em  

Por Paul Mathiasen

SANTO DOMINGO/OUANAMINTHE (Reuters) - A República Dominicana fechará toda sua fronteira com o vizinho Haiti a partir das 6h (no horário local) de sexta-feira, disse a jornalistas o presidente do país, Luis Abinader, meio a um conflito sobre a construção de um canal de água de um rio compartilhado.

O governo de Santo Domingo disse que o fechamento irá durar “enquanto for necessário”, com o apoio das forças militares e policiais do país, embora as negociações com o governo haitiano continuem.

A República Dominicana tem uma relação tensa com seu vizinho e reforçou a segurança nas fronteiras, deportando dezenas de milhares de haitianos que fogem do agravamento da guerra de gangues em seu país.

“Há semanas que estamos preparados, não só para esta situação, mas também para uma possível força de paz no Haiti”, disse Abinader, afirmando que mesmo que o governo haitiano não pudesse controlar a construção do canal, Santo Domingo poderia.

Abinader deverá levantar a questão na Organização das Nações Unidas, em uma visita a Nova York na próxima semana.

A República Dominicana ameaçou pela primeira vez fechar a fronteira na semana passada, argumentando que as obras de construção no Rio Massacre são uma violação do Tratado de Paz, Amizade e Arbitragem, de 1929.

“Infelizmente, não nos deixaram outra alternativa senão tomar medidas drásticas”, disse Abinader em coletiva de imprensa.

Abinader disse que a República Dominicana está planejando a construção de duas barragens que “sem o tratado poderiam afetar significativamente” o Haiti.

(Reportagem de Paul Mathiasen em Santo Domingo, Harold Isaac em Porto Príncipe e Aida Peleaz-Fernandez na Cidade do México)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.