Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Republicanos mudam foco para New Hampshire após vitória recorde de Trump em Iowa

Placeholder - loading - Donald Trump em Iowa  15/1/2024    REUTERS/Brian Snyder
Donald Trump em Iowa 15/1/2024 REUTERS/Brian Snyder

Publicada em  

Atualizada em  

Por Tim Reid e Nathan Layne e Gabriella Borter

DES MOINES (Reuters) - Os candidatos republicanos que tentam impedir Donald Trump de ser o candidato do partido à Casa Branca mudam o foco para New Hampshire nesta terça-feira, uma semana antes da disputa no Estado, depois que o ex-presidente obteve uma vitória recorde em Iowa.

Trump conseguiu mais da metade dos votos na disputa de Iowa na segunda-feira, impulsionando-o para o que promete ser uma campanha eleitoral acirrada contra Biden, um democrata.

Os dois rivais têm políticas diferentes em uma série de questões importantes, desde as relações com os aliados da Otan no exterior até políticas econômicas e tributárias, direitos de aborto e imigração.

O governador da Flórida, Ron DeSantis, de 45 anos, ficou bem atrás de Trump, em segundo lugar em Iowa, à frente da ex-embaixadora dos Estados Unidos na ONU Nikki Haley, de 51 anos, que ficou em terceiro lugar.

Haley, que já havia falado sobre como os eleitores de New Hampshire podem 'corrigir' o resultado de Iowa, está em segundo lugar nas pesquisas, abaixo de Trump, no Estado, com DeSantis bem atrás.

'Me subestimem, porque isso é sempre divertido. Eu amo vocês de Iowa, mas vamos para New Hampshire', disse Haley aos seus apoiadores na noite de segunda-feira.

O Estado do nordeste é conhecido por seu tipo de republicanismo relativamente moderado e de mentalidade libertária.

Além disso, a disputa primária em New Hampshire é 'semiaberta', o que significa que os eleitores que não estão registrados em algum partido podem participar, podendo premiar candidatos considerados de centro.

Tentando tirar proveito disso, Haley fez uma campanha intensa em New Hampshire, enquanto DeSantis apostou fortemente em Iowa.

Haley realizaria um comício no norte de New Hampshire na terça-feira com o governador do Estado, Chris Sununu, que a apoia. DeSantis deve realizar um evento na prefeitura e Trump fará comentários em um clube de campo no sudeste.

Trump, de 77 anos, venceu por uma margem sem precedentes a disputa republicana em Iowa, fortalecendo o argumento de que sua indicação é uma conclusão óbvia, dada sua enorme liderança nas pesquisas nacionais.

Ele obteve 51% de apoio, DeSantis 21% e Haley 19%, com 99% dos votos computados, de acordo com a Edison Research. Essa margem de vitória superou em muito o recorde anterior de 12,8 pontos percentuais de Bob Dole em 1988.

Trump espera acelerar o processo republicano de indicação, que normalmente dura meses, com uma série de vitórias convincentes nas primeiras primárias para forçar a saída de seus rivais.

O empresário Vivek Ramaswamy encerrou sua candidatura depois de ganhar pouco menos de 8% dos votos na segunda-feira e endossou Trump.

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.