Reserva Florestal do Morro Grande, em Cotia, deve virar parque estadual
Abertura para o público está prevista para o primeiro semestre de 2026
Redação
04/11/2025
O Governo de São Paulo planeja transformar a Reserva Florestal do Morro Grande, em Cotia, em um parque estadual. O anúncio deve ser feito pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) nesta terça-feira (4), durante o evento Summit Agenda SP+Verde.
Com isso, a área de 10.870 hectares, equivalente a 10 mil campos de futebol, passará a ser uma unidade de conservação sob responsabilidade da Secretaria de Meio Ambiente, Infraestrutura e Logística (Semil).
Tombada pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat) na década de 1980, a reserva é um dos últimos remanescentes da Mata Atlântica na Região Metropolitana e inclui a Represa da Graça, responsável por abastecer parte da Grande São Paulo.
A abertura para o público está prevista para o primeiro semestre de 2026. Pelo projeto, o espaço também será um polo de pesquisa científica, educação ambiental e turismo sustentável, com trilhas monitoradas, programas de visitação e atividades de conscientização ecológica.
Redação

