Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Reunião entre Trump e Putin depende do progresso para acabar com guerra na Ucrânia, diz Rubio

Placeholder - loading - Marco Rubio ao embarcar em Abu Dhabi  19/2/2025   REUTERS/Evelyn Hockstein
Marco Rubio ao embarcar em Abu Dhabi 19/2/2025 REUTERS/Evelyn Hockstein

Publicada em  

WASHINGTON (Reuters) - Uma possível reunião entre o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, 'dependerá em grande parte de conseguirmos fazer algum progresso para acabar com a guerra na Ucrânia', disse o secretário de Estado dos EUA, Marco Rubio, na quinta-feira.

Rubio afirmou que discutiu essa reunião quando se encontrou com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, na Arábia Saudita na terça-feira, dizendo a Lavrov e às autoridades russas: 'Não haverá uma reunião até que saibamos sobre o que será a reunião'.

'Acho que a data da reunião dependerá, em grande parte, da possibilidade de fazermos algum progresso em relação ao fim da guerra na Ucrânia', afirmou Rubio à jornalista Catherine Herridge em uma entrevista transmitida pelo X.

Após as conversas na Arábia Saudita, Trump -- que falou ao telefone com Putin na semana passada -- disse na terça-feira que provavelmente se reuniria com Putin antes do final do mês. Rubio afirmou: 'Não sei qual é o momento'.

Rubio disse que Trump quer saber se a Rússia está falando sério sobre o fim da guerra na Ucrânia, desencadeada pela invasão de Moscou ao seu vizinho há três anos.

'A única maneira é testá-los, basicamente engajá-los e dizer: 'Ok, vocês estão falando sério sobre acabar com a guerra? E se sim, quais são suas exigências? Suas demandas públicas e suas demandas privadas são diferentes?'', disse Rubio.

'A única coisa com a qual concordamos é que vamos falar sobre paz. O que eles oferecerem, o que estiverem dispostos a conceder, o que estiverem dispostos a considerar, determinará se estão levando a paz a sério ou não', afirmou ele. 'Ainda não chegamos a esse estágio.'

A tentativa de Trump de tentar acabar com a guerra deixou a Ucrânia e os aliados europeus preocupados com a possibilidade de serem excluídos de qualquer negociação de paz, mas Rubio disse que os EUA consultaram todos.

(Reportagem de Michelle Nichols)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.