Rg Animal: cães e gatos terão carteira de identidade nacional
Documento terá um QR Code com dados do pet e do tutor
Publicada em
O sistema do Cadastro Nacional de Animais Domésticos já está em fase final de teste e deve entrar em funcionamento em breve, conforme publicado pela Agência Brasil. Com isso, os tutores poderão registrar seus bichos de estimação e emitir gratuitamente o RG Animal. De acordo com o Ministério do Meio Ambiente (MMA), a ferramenta poderá ser acessada pela conta Gov.br, o portal de serviços do governo federal.
As organizações de resgate de animais e os municípios também poderão cadastrar os bichos sob sua responsabilidade e emitir a carteirinha de identificação, que incluirá um código de identificação (QR Code). Esse código poderá ser fixado na coleira do animal, permitindo que, via câmera do celular, qualquer pessoa consiga localizar o tutor.
O sistema reunirá informações sobre os proprietários e os pets para facilitar o controle de zoonoses e o combate ao abandono e maus-tratos. A medida também deve proporcionar mais segurança em transações de compra e venda.
Segundo a nova lei, o cadastro deve conter identidade, CPF e endereço do proprietário e dados sobre a procedência e características dos animais: raça, sexo, idade real ou presumida, vacinas aplicadas e as doenças contraídas ou em tratamento, além do local onde o animal é mantido. Será dever dos tutores informar sobre a venda, doação ou morte do bicho de estimação, apontando a causa.
Caso o animal utilize um microchip subcutâneo que o identifique, o dispositivo poderá ser incluído no cadastro. O dispositivo é colocado por veterinários sob a pele dos animais, com um código associado aos dados do proprietário. Para acessar as informações, entretanto, é necessário utilizar um leitor adequado, normalmente disponível em clínicas veterinárias que fazem o procedimento.
Escrito por Jornalismo - Gabriella Paques
SALA DE BATE PAPO