Capa do Álbum: Antena 1
A Rádio Online mais ouvida do Brasil
Antena 1
Ícone seta para a esquerda Veja todas as Notícias.

Rio Tinto tem menor embarque de minério de ferro para 1ºtri desde 2019, suaviza previsões

Placeholder - loading - Porto da mineradora da Rio Tinto na Austrália
Porto da mineradora da Rio Tinto na Austrália

Publicada em  

Por Roushni Nair e Melanie Burton

(Reuters) - A Rio Tinto divulgou nesta quarta-feira o menor volume de embarques de minério de ferro para um primeiro trimestre desde 2019 e alertou que mais eventos climáticos podem levar a empresa a não atingir sua previsão para 2025, depois que ciclones afetaram as operações da mineradora em Pilbara.

A Rio Tinto agora espera que os embarques de minério de ferro de Pilbara para 2025 atinjam o limite inferior de sua faixa de previsão de 323 milhões a 338 milhões de toneladas.

Uma série de ciclones tropicais no primeiro trimestre prejudicou as atividades no porto de Dampier, na região de Pilbara, e a mineradora já havia alertado para perdas totais de 13 milhões de toneladas de minério de ferro devido ao mau tempo.

'A previsão para o minério de ferro de Pilbara continua sujeita ao cronograma de aprovações para áreas de mineração planejadas e liberações de patrimônio. O sistema tem capacidade limitada para mitigar perdas adicionais decorrentes do clima, caso ocorram', disse a empresa em um comunicado.

A mineradora tem se esforçado para aumentar a produção de forma consistente e, ao mesmo tempo, enviar mais minério de qualidade inferior, enquanto se prepara para colocar em operação sua próxima geração de minas de minério de ferro.

O grupo corre o risco de perder a posição de maior produtor de minério de ferro do mundo se a brasileira Vale, que divulgou relatório de produção na terça-feira, atingir o limite superior de sua previsão de 325 milhões a 335 milhões de toneladas para 2025.

A perspectiva da Rio Tinto para 2025, de 323 milhões a 338 milhões de toneladas, exclui uma expectativa de 9,7 milhões a 11,4 milhões de toneladas de suas operações canadenses.

Enquanto isso, a produção de cobre em base consolidada aumentou 16%, para 210 mil toneladas, em comparação com um ano atrás, mas caiu 8% em relação ao trimestre anterior.

O maior produtor de minério de ferro do mundo embarcou 70,7 milhões de toneladas da commodity siderúrgica a partir de suas operações em Pilbara no período de três meses encerrado em 31 de março, abaixo dos 78 milhões de toneladas do ano passado e também da estimativa de consenso da Visible Alpha de 73,6 milhões de toneladas.

(Reportagem de Roushni Nair e Rajasik Mukherjee em Bengaluru e Melanie Burton em Sydney)

Escrito por Reuters

Últimas Notícias

Este site usa cookies para garantir que você tenha a melhor experiência.