Ritmo de crescimento econômico do Brasil deve subir no 1º tri antes de desacelerar, diz Fazenda
Ritmo de crescimento econômico do Brasil deve subir no 1º tri antes de desacelerar, diz Fazenda
Reuters
07/03/2025
(Reuters) - O ritmo de crescimento do Brasil deve voltar a subir na margem no primeiro trimestre de 2025, desacelerando em seguida, disse a Secretaria de Política Econômica do Ministério da Fazenda (SPE) em nota nesta sexta-feira, após a divulgação de dados do Produto Interno Bruto (PIB) para o quarto trimestre do ano passado piores do que o esperado.
Na nota, a SPE projetou que, no segundo semestre deste ano, a perspectiva é de que o ritmo de crescimento se mantenha próximo à estabilidade, refletindo os menores impulsos vindos dos mercados de crédito e de trabalho em função do patamar contracionista da política monetária.
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) informou mais cedo que a atividade econômica do Brasil cresceu 3,4% em 2024, na esteira de uma expansão abaixo do esperado no quarto trimestre em relação ao trimestre anterior, de 0,2%.
Economistas esperavam um crescimento de 0,5% no quarto trimestre, segundo pesquisa da Reuters. A SPE disse que esperava crescimento de 0,4% para o período.
(Por Fernando Cardoso)
Reuters