RJ é a cidade com maior tempo de deslocamento do Brasil
São 58 minutos por viagem, segundo relatório do aplicativo Moovit
Publicada em
O aplicativo de mobilidade urbana Moovit lançou o Relatório Global sobre Transporte Público de 2024. Para ilustrar tendências de mobilidade urbana, o documento reúne informações de uma pesquisa realizada com 76 mil usuários em novembro de 2024.
Entre todas as cidades analisadas, o Rio de Janeiro ficou entre as 10 com maior tempo médio de deslocamento, com 58 minutos. Na pesquisa, os entrevistados foram perguntados sobre o que os faria usar mais o transporte público. Para 36%, mais veículos é fundamental, 23% pedem horários confiáveis e 14% querem passagens mais baratas.
De acordo com o documento, 10 regiões metropolitanas brasileiras fazem parte do levantamento: Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Curitiba, Fortaleza, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.
Expansão
Conforme a Agência Brasil, a Secretaria Municipal de Transporte do Rio informou que é preciso lembrar que, ao longo dos anos, a cidade expandiu para fora de seu eixo central, onde está concentrada a maioria das oportunidades de emprego. Citou a implementação de políticas públicas para promover a reocupação da região central, além da recuperação de todo o modal de transporte. "A situação foi agravada com o consequente declínio do centro, por causa da crise econômica vivida pelo país a partir de 2014”, afirmou, em nota, a secretaria.
Escrito por Redação
SALA DE BATE PAPO